Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Endividamento recorde das famílias aumenta o risco de inadimplência e impacta negativamente o planejamento das instituições; saiba como blindar a sua escola
As famílias brasileiras fecharam o ano de 2022 em um nível recorde de endividamento. Segundo uma pesquisa da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 77,9% declararam ter, pelo menos, alguma dívida - no ano anterior, esse número era menor, 70,9%.
O nível de inadimplência, que mede a quantidade de famílias que atrasaram algum pagamento, cresceu quase quatro pontos percentuais, chegando a 28,9%. Segundo a CNC, essas altas se concentram principalmente nas famílias que ganham até 10 salários mínimos, aproximadamente, 13 mil reais.
Nessa faixa, 20% se declararam “muito endividadas”, comprometendo cerca de 30% da renda com o pagamento de dívidas.
A realidade que esses números revelam é especialmente preocupante para as escolas particulares, que dependem diretamente da renda das famílias para se manterem em funcionamento.
Normalmente, 50% do orçamento de uma família é dedicado a despesas básicas, como moradia e alimentação. Se os outros 30% vão para o pagamento de dívidas, sobram apenas 20% para o custeio de todas as outras necessidades, incluindo aqui a Educação. Nesse cenário, as chances dessas famílias atrasarem uma ou mais mensalidades da escola dos filhos é bastante alta.
É claro que, muitas vezes, os responsáveis financeiros demoram para pagar a mensalidade por causa de algum imprevisto, como emergências de saúde ou uma troca súbita de trabalho. Nesses casos, uma simples negociação com a escola pode resolver a questão, e o impacto no planejamento financeiro escolar não é tão grande.
Mas um cenário com muitas famílias endividadas ao mesmo tempo, como o atual, pode se tornar um verdadeiro pesadelo para as instituições de ensino privadas, que precisam manter o pagamento de todos os seus custos operacionais em meio a uma maré de frustração de receitas.
Sem um fluxo de caixa consistente, planos de expansão e modernização, campanhas de captação e retenção de alunos e até pequenas reformas de infraestrutura e zeladoria acabam sendo postergados ou até deixados de lado definitivamente. No médio prazo, isso prejudicada a competitividade da escola em relação aos seus concorrentes.
Se a sua escola está em uma situação como essa, ela precisa urgentemente da ajuda de um parceiro financeiro antes que tudo vire uma grande bola de neve. Afinal, assim como acontece com as nossas finanças pessoais, momentos de aperto econômico podem se tornar definitivos se não receberem o cuidado e a atenção devidos, não é mesmo?
Maior plataforma de soluções financeiras para escolas no Brasil, o isaac já impulsionou mais de mil escolas em todo o país a reequilibrar suas contas e retomar sua capacidade de investimento e crescimento.
Ao se tornar uma parceira isaac, as instituições de ensino têm sua receita mensal garantida mesmo quando os pais atrasam os pagamentos. As negociações de débitos e as tarefas administrativo-financeiras também ficam sob a responsabilidade do isaac - com total supervisão e controle da instituição, é claro. Assim, a escola e seus colaboradores podem se dedicar à missão de educar.
Nessa parceria todo mundo ganha, inclusive os pais e responsáveis. Com a nossa experiência em gestão e em negociação, ajudamos as famílias a encontrarem uma solução que se encaixa perfeitamente nas suas realidades financeiras.
Um exemplo disso são os pagamentos flexíveis, que oferecem diferentes planos e formas de pagamento para evitar o acúmulo de débitos ao longo do ano.
Nessas negociações, a principal preocupação do isaac é manter o bom relacionamento entre a escola e as famílias, que é a chave do sucesso para os dois lados.
Por isso, conduzimos as conversas de maneira humanizada, com o todo o cuidado e sempre buscando entender a realidade dos pais. Afinal, negociar também é uma ótima estratégia de retenção de alunos, né?
Depois de poucos meses sem se preocupar com a inadimplência, as escolas parceiras do isaac já veem seu caixa mais equilibrado e, enfim, conseguem focar na missão de educar e, ao mesmo tempo, colocar em prática os seus planos de modernização, expansão e crescimento.
Esse plano, aliás, deve ser construído com antecedência, considerando diferentes cenários internos e externos e, principalmente, as principais demandas dos alunos e dos seus responsáveis, que devem ser ouvidos nesse processo. Assim, a escola terá a certeza que os seus investimentos terão impacto na geração de valor para as famílias.
Os pais e responsáveis sabem que os seus filhos estudam em uma boa escola quando eles chegam em casa contando que esse ou aquele professor deu uma aula muito legal.
Para que isso aconteça, é necessário ter um plano de valorização dos professores. Com uma remuneração melhor, eles não precisam trabalhar em mais de uma instituição, e terão vontade de construir uma relação mais duradoura com a sua escola.
Uma escola bonita, bem cuidada e conservada também é um ótimo chamariz para a captação de alunos. Faz parte do encantamento na hora da visita, além de mostrar aos responsáveis que a instituição se preocupa com o bem-estar dos pequenos no dia a dia.
Com o fluxo de caixa saudável garantido pela isaac, é hora de realizar pequenos reparos, refazer a pintura e substituir as mesas e cadeiras mais velhinhas, por exemplo.
Projetores, tablets, computadores modernos… Atualmente a tecnologia é o aliado número 1 da aprendizagem. O orçamento da sua instituição deve, portanto, prever investimentos nessa seara.
Sem megalomania, claro, e sempre de acordo com as necessidades dos seus alunos. Mas realizar esses investimentos é fundamental para se diferenciar da concorrência.
Quando falamos de campanhas de captação e retenção de alunos, não estamos falando apenas de marketing. Apesar de fundamentais para manter um número ideal de alunos matriculados, campanhas como essas envolvem descontos e parcelamentos que impactam o fluxo de caixa.
Esse impacto deve ser considerado no planejamento, até que a sua escola se torne uma parceira isaac, é claro.
O planejamento envolve não só o curto e médio prazo, mas também o longo. Com um fluxo de caixa consistente e saudável, professores valorizados e famílias satisfeitas, sua escola certamente vai crescer. E como essa nova demanda será absorvida? É importante já ir planejando!
Para deixar de se preocupar com a inadimplência e conseguir construir um planejamento completo e exequível, entre em contato com o nosso Time de Apoio e saiba mais sobre como podemos impulsionar a sua escola!
E se você ficou interessado em como construir um bom planejamento financeiro estratégico para a sua escola, leia mais sobre esse assunto aqui.