Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

8 eventos de educação de que todo gestor deveria participar

O calendário de encontros de alto nível inclui alguns dos congressos mais importantes para o setor, como a Bett Brasil, o GEduc e o Futuro Expo 2024

Publicado em
15/3/2024
07min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Toda instituição de ensino está inserida na sociedade e acompanha tendências do ambiente que a cerca. Por isso, por exemplo, é fundamental conhecer o calendário de datas comemorativas do ano, a fim de promover ações pedagógicas relevantes para os estudantes.

Do ponto de vista da gestão escolar, é fundamental olhar para fora dos portões da escola, buscando acompanhar os debates que envolvem o setor. Afinal, à parte as diferenças regionais e de contexto, muitos desafios são semelhantes. E conhecer a experiência de colegas, líderes, pensadores e parceiros é importante – e enriquecedor.

É nesse contexto que participar de feiras, congressos e eventos pode fazer toda a diferença para os gestores escolares. Eles são criados para inspirar, compartilhar informações – e também para facilitar os contatos entre profissionais, seja nas pausas, nos corredores ou entre um debate e uma mesa redonda.

Por que participar de eventos sobre educação 

1. Atualização profissional

Além de experimentar uma retomada nas matrículas em instituições de ensino particulares, segundo o Censo Escolar, o setor vive um momento de grande dinamismo, com a adoção de novas tecnologias dentro de sala de aula e também no ambiente administrativo. 

Há muitas oportunidades de soluções para as mais variadas demandas. E congressos, seminários, workshops e simpósios costumam reunir as mais importantes, o que facilita o trabalho de manter as equipes constantemente atualizadas.

2. Troca de experiências

Todo profissional da área tem muito a aprender durante estas oportunidades de encontros. E também muito a ensinar! Muitas vezes uma solução desenvolvida pela equipe, seja de marketing, de finanças ou de gestão de pessoas, pode se mostrar relevante e inspiradora para outras escolas. 

Eventualmente, uma escola pode estar mais avançada em uma determinada estratégia, e pode compartilhar a forma como desafios específicos foram superados. A troca proporciona um ganho de aprendizado para todos os envolvidos.

3. Networking

Assim como outros setores da economia, o educacional é instigado a inovar constantemente. E a inovação não se constrói sozinha: é mais produtivo contar com parceiros que somam esforços na direção de um objetivo em comum. Para isso, construir, manter e até mesmo ampliar uma rede de contatos profissionais, o famoso networking, é fundamental. 

Durante um evento do setor, é possível formar e alimentar essas conexões de uma maneira muito natural e ágil. Alguns destes contatos podem posteriormente render ações conjuntas.

8 eventos do setor da educação em 2024

1. Fórum Nacional de Educação Católica

  • Quando: 21 e 22 de março
  • Onde: Hotel Royal Tulip, Brasília (DF)
  • O que é: Encontro entre escolas católicas, organizado pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).
  • Por que participar: Em 2024, o tema central do evento é “Em saída, ao encontro – Educação Católica em movimento no tempo das transições”. 
  • O que esperar do evento: As escolas que seguem esta orientação religiosa se veem desafiadas diante de uma série de transformações pelas quais passa a sociedade. O objetivo do evento é inspirar e compartilhar experiências entre líderes do setor em todo o Brasil.

2. GEduc

3. Bett Brasil 2024

  • Quando: 23 a 26 de abril
  • Onde: Expo Center Norte, São Paulo (SP)
  • O que é: O maior evento de educação e tecnologia da América Latina.
  • Por que participar: Ao longo da programação, o espaço se torna um ponto de convergência para gestores, mantenedores e profissionais da educação que buscam explorar as últimas tendências do setor.
  • O que esperar do evento: Presença confirmada pelo terceiro ano consecutivo, o isaac, a maior plataforma de soluções financeiros feita para escolas, vai marcar presença com palestras, estandes interativos, experiências educacionais, cases de sucesso e muito mais. Clique aqui para saber como foi a participação do isaac na edição de 2023. E aqui para conhecer os destaques da edição internacional do evento, a Bett Londres.

4. V Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) 

  • Quando: 12 a 14 de junho
  • Onde: Centro de Convenções Raymundo Asfora, Garden Hotel, Campina Grande (PB)
  • O que é: A quinta edição de um evento dedicado a promover conhecimento científico e debates sobre educação inclusiva, diversidade e direitos humanos.
  • Por que participar: Além de incentivar a troca de experiências em temas tão relevantes para todas as escolas, o encontro coloca os gestores em contato com pesquisadores de renome, nacionais e internacionais.
  • O que esperar do evento: O tema da edição de 2024 dá uma boa ideia dos debates que serão conduzidos: “Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna”.

5. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância (CIET)

  • Quando: 4 a 14 de julho
  • Onde: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP)
  • O que é: Tradicional encontro dedicado a monitorar o avanço da educação a distância e das tecnologias aplicadas a ela.
  • Por que participar: O tema deste ano é “Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital”. E o evento acontece de forma online, ao longo de 11 dias, e presencialmente entre 10 e 14 de julho, o que permite escolher a melhor forma de absorver os conteúdos compartilhados.
  • O que esperar do evento: O encontro abre espaço para a apresentação de trabalhos, disponibiliza oficinas para os interessados e também inclui uma vasta programação de palestras.

6. ExpoEduc 

  • Quando: 25 a 27 de julho
  • Onde: Centro de Convenções de Natal, Natal (RN)
  • O que é: Maior congresso educacional realizado nas regiões Norte e Nordeste do país.
  • Por que participar: Em 2023, foram mais de 3.800 inscritos, mais de 1.200 visitantes, mais de 100 palestrantes e mais de 100 expositores.
  • O que esperar do evento: Marcante para a região desde que foi idealizado em 2017, o encontro busca abordar os temas de maior relevância para o setor, do ponto de vista de especialistas e líderes de referência. O tema central deste ano é: “O que a Escola precisa Aprender antes de Ensinar”.

7. Futuro Expo

  • Quando: 14 a 17 de agosto
  • Onde: Distrito Anhembi, São Paulo (SP)
  • O que é: O evento dedicado ao futuro do ensino brasileiro chega à segunda edição.
  • Por que participar: A programação valoriza a interação entre palestrantes, expositores, congressistas, mantenedores e gestores escolares de diferentes municípios.
  • O que esperar do evento: O foco da programação está no futuro, o que significa que o evento dará destaque especial para especialistas e profissionais dedicados a pensar tendências e apontar caminhos.

8. Congresso Internacional Movimentos Docentes (CMD) 

  • Quando: 15 a 18 de outubro
  • Onde: Online
  • O que é: Com foco na valorização dos professores, o evento reúne educadores, pesquisadores e líderes educacionais.
  • Por que participar: Para lançar um olhar da gestão para a importância da formação contínua e qualificada dos docentes.
  • O que esperar do evento: A proposta é compartilhar ideias, estratégias e experiências que contribuam para o fortalecimento da educação.

O isaac acompanha sua jornada

Com 1.600 escolas e 650 mil alunos atendidos, nos mais variados locais do Brasil, do Piauí a Santa Catarina, passando pelo Rio de Janeiro, o isaac atua com uma solução que proporciona estabilidade financeira, com a entrega garantida dos valores das mensalidade. 

A gestão da inadimplência fica a cargo dos especialistas do isaac, enquanto a escola foca em melhorar sua gestão e crescer.

Além disso, o isaac acompanha de perto os principais eventos do setor, compartilhando sua proposta para as instituições de ensino e levando palestrantes capazes de auxiliar os gestores a avançar no desafio de educar com qualidade em sala de aula e eficiência fora dela.

Clique aqui para saber mais sobre o isaac.

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Bett Brasil 2024: educação, inovação e tecnologia em foco

Tendências na Educação: destaques da Bett Londres

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: