E-book inédito analisa os dados da educação no Brasil e oferece uma visão clara das realidades e dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino do país
O setor de educação básica particular vive um momento de recuperação. Entre 2022 e 2023, o número de matrículas aumentou 4,7%, o que significa que a rede ganhou 423 mil novos alunos.
No Brasil como um todo, houve uma queda de 0,2%, com 47,3 milhões de matrículas registradas em 178,5 mil escolas – ou seja, foram menos 77 mil estudantes no geral, e ainda assim o setor privado cresceu.
Depois do retrocesso experimentado durante a pandemia, chegou o momento de expandir. Este cenário aponta para uma oportunidade que se coloca diante das escolas particulares. É hora de planejar investimentos em infraestrutura e tecnologia para atrair estudantes e garantir matrículas o ano todo.
Olhar para este cenário amplo ajuda a visualizar as principais oportunidades que se apresentam para as instituições privadas de ensino básico. Afinal, compreender a realidade educacional do país é essencial para uma gestão escolar eficaz. Analisar dados, tendências e estatísticas permite tomar decisões mais assertivas em direção a uma educação de qualidade.
E foi nesse contexto que o isaac, a maior plataforma de soluções financeiras para escolas do país, desenvolveu um e-book inédito e exclusivo: Panorama educacional do Brasil: Perspectivas e realidades.
Construído com base nos dados do Censo Escolar 2023, o livro digital oferece uma visão clara das realidades e desafios enfrentados pelas instituições de ensino do país.
Assim, é possível fortalecer o planejamento estratégico da instituição, direcionar investimentos, orientar programas de capacitação docente e ainda promover a equidade educacional.
As matrículas da educação básica estão distribuídas da seguinte forma: 49,3% na rede municipal, 30% na rede estadual, 19,9% na rede privada e menos de 1% na rede federal.
Os dados revelam que na etapa da creche, onde o acesso ainda não é universalizado, a maioria dos alunos é branca (49,7%). Isso indica uma desigualdade no acesso inicial à educação por cor e raça.
Na medida que se avança para a pré-escola e o ensino fundamental, ambos com acesso quase universalizado, essa desigualdade começa a diminuir, mas ainda persiste.
Uma escola com infraestrutura de qualidade melhora de maneira significativa o aprendizado dos alunos. De quadras de esportes a salas de artes, esses espaços fazem a diferença para o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando a criatividade, a socialização e o engajamento, além de proporcionar diferentes formas de aprender.
Ainda assim, o Censo Escolar revela uma realidade diversa e desafiadora em relação à infraestrutura das escolas brasileiras. Enquanto algumas instituições têm recursos tecnológicos avançados, outras enfrentam sérias deficiências nesse aspecto, além da disparidade regional evidente.
Além disso, questões como a disponibilidade de banheiros adequados para a educação infantil e a presença de materiais socioculturais e pedagógicos revelam as diferenças significativas entre escolas públicas e privadas.
Perfil dos docentes e dos gestores na educação básica
O Brasil registrou 2.354.194 docentes na educação básica. A maioria atua no ensino fundamental (60,3%), com 1.419.918 docentes. O número de professores na educação infantil aumentou 15% entre 2021 e 2023, enquanto no ensino médio houve uma queda de 1,3% entre 2022 e 2023.
Com relação ao perfil dos líderes das instituições, são ao todo 189.328 gestores nas 178.476 escolas brasileiras. Dos diretores, 80,6% são do sexo feminino, mas esse percentual varia bastante nas redes federal (23,6%), estadual (66,1%), municipal (83,7%) e privada (84,3%).
Principais conclusões dos dados da educação no Brasil
Esse conjunto de dados e análises apresenta um panorama abrangente da educação brasileira, apontando tendências e desafios para o futuro. Entre os principais pontos, nota-se a expansão e recuperação das matrículas.
O destaque fica por conta da educação infantil e da educação especial, com uma crescente inclusão de estudantes especiais em classes comuns. No entanto, os dados de evasão escolar do ensino médio acendem um alerta.
Também se observa um avanço gradual na infraestrutura escolar, que, apesar das disparidades regionais, sugere um esforço contínuo para melhorar as condições de aprendizado nas escolas brasileiras.
Com base no panorama geral da educação no país, é possível identificar macrotendências e conhecer as dificuldades pelas quais o setor vem passando. A análise também aponta caminhos para o futuro.
E as tendências para as quais as instituições de ensino estão olhando indicam que existem formas promissoras para lidar com os desafios da atualidade.
Como aponta o e-book, o futuro é agora. Com a crescente integração de novas tecnologias, como a inteligência artificial, a educação rompe fronteiras e se torna mais personalizada e completa.
O marketing educacional também está se fortalecendo, permitindo que as instituições se posicionem e alcancem um público mais amplo. Além disso, o bilinguismo vem ganhando espaço, refletindo a necessidade de preparar os alunos para um mundo já conectado.
Com base neste olhar qualificado para o cenário atual e as perspectivas para o amanhã, as escolas podem fortalecer sua posição e avançar na direção do crescimento.
O e-book sobre o panorama das escolas brasileiras agrega mais um conteúdo qualificado à biblioteca digital de produções exclusivas pelo isaac. Entre as publicações mais recentes, se incluem:
E esta é apenas uma das formas como o isaac atua para apoiar as instituições de ensino básico do Brasil. Trata-se da maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas. Sua proposta é atuar em parceria com as instituições de ensino a fim de levar eficiência para a gestão financeira escolar e, dessa forma, contribuir para o crescimento das escolas.
A plataforma proporciona visibilidade de caixa, relatórios de dados e controle financeiro com a receita mensal garantida para as escolas. Para os responsáveis financeiros dos alunos, além de suporte personalizado, oferece a possibilidade de pagar as mensalidades com um clique e negociar pagamentos com mais facilidade. Atualmente, mais de 1.800 escolas de todo o Brasil são parceiras do isaac.
Acesse o e-book Panorama educacional do Brasil e continue por aqui para saber ainda mais sobre o isaac!