Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Como organizar a agenda escolar para a Copa do Mundo 2022?

Seja para liberar os alunos mais cedo ou para transmitir os jogos na escola, é preciso um planejamento escolar para esse período. Veja as dicas que preparamos!

Publicado em
25/10/2022
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

“Vai ter aula no dia do jogo do Brasil?” Se você é gestor escolar ou professor, certamente já ouviu essa pergunta dos alunos e até mesmo da família sobre a Copa do Mundo 2022, não é verdade?

E, independente se a sua escola vai liberar os estudantes mais cedo, se será opcional para as famílias ou, ainda, se a escolha será transmitir as competições na própria instituição de ensino, o fato é que tudo isso depende de um bom planejamento escolar.

Para ajudar você, gestor, a preparar a agenda escolar para este período, produzimos um conteúdo repleto de dicas. E, ainda, incluímos algumas sugestões bem legais de atividades escolares para a Copa do Mundo. Que tal dar uma olhada e aplicar por aí?

Planejamento na escola: liberar os alunos, deixar opcional ou transmitir no colégio?

A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro e se encerra no dia 18 de dezembro. O primeiro jogo da seleção brasileira será contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, às 16h.

Com a proximidade da data, as instituições de ensino já começam a definir como ficarão as aulas nos dias em que o Brasil vai jogar.

Vale lembrar que essa é uma decisão que precisa levar em conta apenas para o planejamento na escola. Não existe nenhuma regra ou legislação específica sobre esse assunto.

A gestão escolar tem total autonomia para poder decidir como ficará a programação nos dias dos jogos. Geralmente, há três possibilidades que costumam ser adotadas pelas instituições de ensino. Olha só:

1. Liberar os alunos mais cedo

Nesta primeira rodada dos jogos, que é classificatória, todas as partidas do Brasil ocorrem no período da tarde. Uma alternativa é liberar os estudantes uma hora mais cedo, para que as famílias tenham tempo hábil de deslocamento.

Então, para os jogos que estão marcados às 16h, há escolas que optam por liberar os alunos às 15h. Quando a partida for às 13h, os alunos podem sair às 12h.

Essa pode ser uma boa estratégia para que as crianças e os adolescentes possam assistir aos jogos com as famílias e os com os amigos, o que contribui na construção das memórias afetivas da infância. 

Afinal, quem não tem boas lembranças de acompanhar os jogos da Copa, quando criança, junto com os primos, irmãos, tios e avós? Liberá-los mais cedo pode significar proporcionar esses ricos momentos para os estudantes.

Quem sabe também não é uma forma de se aproximar das famílias, enviando comunicados sobre o horário de saída e explicando a importância de ter esses momentos com os filhos?

E, ainda, tem os colaboradores da escola. Com os alunos sendo dispensados mais cedo, professores e demais funcionários também ganham folga e podem comemorar o evento mundial! 

Afinal, Copa é Copa, todo mundo (até quem não gosta de futebol) assiste nem que seja apenas uma partidinha. 

2. Deixar opcional para as famílias

Você, gestor, também pode elaborar uma agenda escolar flexível para a Copa do Mundo 2022, deixando as famílias decidirem o que consideram melhor.

Para os responsáveis que optarem por assistir aos jogos com os filhos, eles podem buscá-los na escola uma hora antes do início da partida.

Já para as famílias que não puderem se ausentar do trabalho, poderão contar com o apoio da instituição de ensino para deixar os alunos realizando atividades pedagógicas já estabelecidas no planejamento da escola.

Se essa for a sua escolha, lembre-se de saber qual o número de crianças que estará presente no horário dos jogos. Uma dica é sugerir um formulário de pesquisa ou um levantamento no canal de comunicação com os responsáveis. 

Dessa forma, é possível saber quantos educadores você, gestor, precisará ter por lá durante esse período. Assim, é possível fazer uma escala para que todos consigam folgar em alguma das partidas.

3. Transmitir as partidas na escola

Assistir aos jogos na própria escola também é uma maneira bem legal para os gestores que estão pensando em alternativas diferentes de como comemorar a Copa do Mundo 2022.

Reunir todos os estudantes, docentes e colaboradores pode ser uma experiência incrível, divertida e até mesmo educativa, já que será preciso ter regras e combinados estabelecidos com os alunos.

O que acha de fazer com que eles ajudem na organização do espaço antes e após as partidas e preparar guloseimas na aula de culinária, por exemplo? 

Uma dica valiosa é pensar em atividades extras para as crianças da Educação Infantil, que talvez não demonstrem tanto interesse em assistir a partida.

 

Trabalhando a copa do mundo na escola

Decidir sobre a agenda escolar para a Copa do Mundo é apenas um dos detalhes do planejamento na escola para esse período, que é tão aguardado pelos brasileiros.

Com os álbuns e as trocas de figurinhas, os alunos já estão vivenciando a magia contagiante do campeonato de futebol mundial, não é mesmo?

E que tal aproveitar essa euforia para desenvolver projetos pedagógicos com destaques da Copa do Mundo? Propostas atualizadas sempre engajam os estudantes, encantam as famílias e podem contribuir bastante na captação de alunos. Dá uma olhadinha nas nossas sugestões!

1. Jogo da memória com bandeiras

São 32 seleções que participarão da Copa do Mundo 2022. Com tantos países, algo que sempre encanta as crianças são as bandeiras.

Na Educação Infantil, uma boa ideia é fazer o jogo da memória conectando as bandeiras e os nomes de cada nação.

2.  Encontrar a seleção

No Ensino Fundamental, entre as atividades escolares para Copa do Mundo, vale a pena levar o mapa-múndi para sala de aula e incentivar os alunos a encontrarem as seleções que estão jogando contra o Brasil.

Depois, eles podem pesquisar quais línguas são faladas em cada país, o tamanho e quantos habitantes têm.

3. Atividades artísticas

As atividades artísticas são fundamentais para o pleno desenvolvimento infantil. Aproveite o clima da copa e propor momentos de desenho, pintura e colagens.

O mascote da copa pode ser inspiração para as aulas de artes e, certamente, as crianças vão ficar encantadas! 

Ah, durante o planejamento escolar do ano letivo, lembre-se sempre de incluir o Dia Nacional das Artes. A Educação Artística é fundamental para a formação das crianças!

4. Cultura e tradição

A Copa do Mundo é perfeita para debater em sala de aula sobre as culturas de outros países.

E como os alunos sempre ficam bastante curiosos para conhecer mais sobre os adversários, pode ser interessante promover semanas culturais, abordando sobre as tradições de cada país que o Brasil vai enfrentar, por exemplo.

5. Capriche na aula de Educação Física

Futebol é o assunto perfeito para ser trabalhado nas aulas de Educação Física, concorda? Dá para falar sobre as regras do esporte, principais craques que a seleção já teve, gols fantásticos, além da própria história da copa.

Aproveite a euforia do momento para abordar sobre a importância da prática esportiva para a qualidade de vida! Isso também é super importante, né?

 

Confira os dias de jogos da 1ª rodada

E para ajudar você, gestor, a planejar a agenda escolar para a Copa do Mundo, separamos as datas e horários dos jogos da Seleção Brasileira.

24/11 - Brasil x Sérvia - 16h (de Brasília)

28/11 - Brasil x Suíça - 13h (de Brasília)

02/12 - Camarões x Brasil - 16h (de Brasília)

Depois de toda a agenda escolar organizada e preparada para a Copa do Mundo 2022, agora só nos resta esperar e comemorar o Hexa, né? 

Isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar

Eleições na escola: como abordar o tema em sala de aula?

6 dicas para motivar alunos e professores dentro das escolas

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: