Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

Como economizar na compra de material escolar? Confira as dicas

Com organização e estratégia é possível poupar para evitar gastos extras na volta às aulas.

Publicado em
14/12/2023
04min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A lista de despesas do início do ano é grande e os gastos escolares não ficam de fora. Para amenizar os gastos e poupar na volta às aulas, é possível adotar algumas práticas para economizar na compra de materiais escolares. 

Para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo com 10 dicas de como economizar na compra de material escolar. São sugestões práticas e criativas para reduzir os custos e aliviar o impacto no orçamento da família. 

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como comprar material escolar barato e ainda economizar! 

10 dicas para economizar na compra de material escolar

1. Reutilize material escolar do ano anterior

O primeiro passo para economizar é avaliar com cuidado os materiais escolares do ano anterior. Muitos itens podem ser reutilizados no próximo ano. Geralmente, materiais como mochila, estojo, régua e tesoura são resistentes e podem ser reaproveitados para economizar dinheiro. Aproveite a oportunidade e converse sobre o assunto com as crianças, incentivando o cuidado com seus pertences. 

2. Faça uma lista de compras

Também é fundamental fazer uma lista do material escolar necessário para aquele ano. Busque informações com a escola e avalie o que é realmente essencial. Isso vai ajudá-lo a evitar gastos desnecessários com itens que raramente serão utilizados. Organize a lista por ordem de prioridade, assim você garante que os itens essenciais serão comprados antes de partir para o material escolar extra. 

3. Defina um orçamento

Para economizar na compra de materiais escolares, é importante ter um orçamento bem definido. Tenha em mente até quanto você pode gastar com essa compra. Quando você foca nos itens essenciais e segue o orçamento pré-estabelecido, as chances de poupar e evitar gastos desnecessários são mais altas. 

4. Compare os preços

Faça uma pesquisa cuidadosa de preços em diferentes lojas, tanto físicas quanto online. Esteja atento a promoções e descontos sazonais, já que muitas vezes os preços variam. Ao fazer comparações, considere não apenas o preço, mas também a qualidade dos produtos.

5. Compre com antecedência

Organização e planejamento são os pilares da economia na volta às aulas. Nesse sentido, uma dica interessante é comprar com antecedência, evitando as semanas próximas ao início do ano letivo. Assim, você consegue fugir dos preços mais altos e tem mais tempo para comparar preços e encontrar opções mais vantajosas. 

6. Troque material com outros estudantes 

Embora alguns materiais do ano anterior continuem bons para o uso, nem sempre eles serão reutilizados pelos alunos, pois a lista de material escolar muda conforme os anos. Aproveite esse momento para promover uma troca de materiais com outras famílias. Além de ser uma ótima forma de economizar dinheiro, é também uma prática sustentável que aproxima a comunidade escolar.

7. Organize uma compra em grupo

Para comprar material escolar barato, você pode se reunir com outros pais para realizar uma compra em grande quantidade. Com essa estratégia, é possível conseguir descontos significativos, principalmente em itens como cadernos, lápis e canetas. Assim como a dica anterior, essa também é uma maneira interessante de estreitar os laços entre as famílias.

8. Faça compras online

As compras online são uma ótima estratégia de como economizar na compra de material escolar. As lojas online ampliam as possibilidades de escolha e permitem encontrar ofertas exclusivas. Além de preços competitivos, é comum conseguir frete grátis, cupom de descontos ou cashback em compras feitas pela internet. 

9. Prefira livros usados 

Outra ideia interessante para economizar dinheiro é comprar livros usados. Com a lista de títulos em mãos, você pode buscar os tradicionais sebos na cidade ou procurar os livros em sebos online. É possível encontrar livros em bom estado e ótimo preço. Você também pode trocar livros com outras famílias, como sugerimos anteriormente. 

10. Aproveite benefícios do cartão de crédito

Você usa o cartão de crédito para fazer compras? Então verifique os benefícios e faça compras mais inteligentes. É possível acumular pontos em programas de fidelidade ou conseguir cashback, por exemplo. Fique atento às políticas de benefícios e aproveite ao máximo as vantagens do seu cartão para economizar na compra de materiais escolares. 

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.