Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Ter as famílias como defensoras da marca, divulgando a sua escola, é uma das melhores estratégias do marketing educacional. Saiba como encantar cada vez mais
Para ter sucesso na captação de alunos, cada vez mais as escolas precisam marcar presença nas redes sociais, além de ter um site funcional, para conseguir se destacar da concorrência.
Certamente, você já sabe que é necessário estabelecer uma boa comunicação com o público utilizando ferramentas e ações na internet, e todas essas estratégias de Marketing Educacional, certo?
E, sem dúvida, a gestão escolar precisa ter em mente que essas boas práticas precisam ser mantidas ao longo do ano para que a campanha de matrícula tenha bons resultados.
Mas, nessa história toda, tem algo muito importante e que precisa ser levado em consideração: o Marketing de Defensores. Ter famílias que indicam sua instituição de ensino é uma verdadeira mina de ouro.
Uma pesquisa da Nielsen mostra que 92% das pessoas confiam mais nos produtos e serviços quando há recomendações de amigos e conhecidos. Já deu para compreender a importância do Marketing de Defensores, não é mesmo?
E sabe como você, gestor, pode conseguir que as famílias indiquem sua escola? Proporcionando vivências impactantes para a comunidade escolar!
Os responsáveis pelos alunos precisam se encantar pela sua instituição! Zelar pela imagem da escola e investir na comunicação com as famílias são super essenciais neste processo.
O nome pode até parecer complexo, mas implantar o Marketing de Defensores na escola não é nada complicado. Na verdade, é bem possível que alguns pontos já até façam parte do seu processo de gestão escolar, mas talvez não de maneira tão intencional.
Afinal, um ponto em comum entre todos os mantenedores e gestores escolares é o desejo de ter a escola reconhecida. Todos querem que a instituição de ensino seja lembrada pelas famílias na hora de fazer a lista de quais escolas visitar antes de fazer a matrícula, não é mesmo?
E, nessa busca, zelar pela imagem é fundamental. E acreditamos que essa já seja uma de suas preocupações, gestor. Então, aqui fica uma reflexão: o nome e o logotipo da sua escola representam o propósito da sua instituição?
Essa é uma das primeiras perguntas que você deve fazer. Se tudo isso for coerente, fica mais fácil comunicar os diferenciais da IE na captação de alunos.
Também é preciso pensar na estrutura física e na organização do ambiente escolar. Um espaço bonito, bem distribuído e aconchegante faz brilhar os olhos de qualquer visitante.
Além disso, alunos, professores e colaboradores, que estão ali todos os dias, por longas horas, também se sentem mais acolhidos, motivados e empolgados em uma escola visualmente agradável.
Lembra que a finalidade é encantar as famílias? Por isso, para aplicar o Marketing de Defensores na escola, é preciso que todas as ações sejam pensadas com a intenção de promover o encantamento.
Isso é um dos fatores fundamentais para que os responsáveis pelos alunos, de maneira muito natural e espontânea, divulguem a escola.
Nos congressos, eventos e seminários em Educação, é bastante comum ter palestras abordando a importância da relação escola-família. Especialistas afirmam que um bom relacionamento com os pais dos alunos contribui, inclusive, para melhorar o desempenho dos estudantes.
E, como todo relacionamento, a comunicação precisa estar bem estabelecida e ser muita satisfatória. Para isso, é preciso ouvir e acolher as famílias.
Recados em agendas, seja de papel ou eletrônicas, ou o envio de e-mails são importantes para informar sobre atividades escolares e fazer orientações. Mas essas não podem ser as únicas maneiras de se comunicar com as famílias.
É preciso ir além até mesmo das reuniões de pais ou dos eventos comemorativos. As famílias se sentem acolhidas e valorizadas quando encontram a escola de portas abertas, literalmente, para ouvir suas demandas, angústias e preocupações.
As instituições de ensino que veem a importância do Marketing de Defensores devem pensar em maneiras de facilitar a comunicação com os responsáveis pelos alunos. Eles precisam se sentir à vontade, seguros e confiantes.
Dessa forma, quando a família precisa falar com a escola, o processo para esse encontro acontecer precisa ser simples, prático e rápido. Vale destacar que, geralmente, os defensores são aqueles responsáveis pelos alunos que participam da vida escolar.
Sabe aquela família que sempre quer saber do desempenho do filho? Que participa das reuniões? Que pergunta sobre as atividades realizadas durante o semestre?
Então, esse costuma ser o perfil das famílias que vão indicar sua escola de maneira genuína. Sendo assim, estar atento às demandas desses responsáveis é bem importante para que o vínculo de confiança seja cada vez mais fortalecido.
Automaticamente, são muitas as chances dessas pessoas serem boas defensoras da sua instituição de ensino, indicando a escola para outras famílias.
Promover as estratégias de Marketing de Defensores ao longo do ano letivo é inquestionável e, como você sabe, impacta nas campanhas de matrículas e rematrículas.
Porém, não há como negar a importância da propaganda “boca a boca”. Acredite nela! A gente acredita, inclusive, que ela pode ajudar a manter a saúde financeira da sua escola!
Tem mais uma dica que é bem legal para você tentar incluir na gestão escolar! As famílias já fidelizadas precisam ser sempre lembradas do motivo pelo qual escolheram sua escola para o filho.
Você tem uma metodologia diferenciada? O espaço da sua instituição se destaca dos concorrentes? O ensino bilíngue é um dos destaques da sua escola? Ou é o fácil acesso?
Promova reuniões, encontros e até mesmo rodas de conversa com os responsáveis e conte novamente os valores da escola, sua filosofia e metodologia.
O momento é perfeito para reforçar a identidade da instituição de ensino. Você quer ser lembrado pelas famílias, lembra disso? Então, aproveite todas as oportunidades que surgirem para fazer isso!
Momentos descontraídos, como dinâmicas em grupos, são bem legais para as famílias estreitarem laços, conversarem e, quem sabe, até mesmo fazerem amizades. Essa vivência pode ser muito positiva e impactar na percepção que eles têm sobre a instituição.
Capriche no espaço dessa reunião! Escolha o melhor lugar da escola, o mais bonito, aconchegante e confortável. Encante nos detalhes, no atendimento, no acolhimento, escuta e conversa! Garanta que o tempo que os responsáveis estiveram na escola seja, simplesmente, perfeito.
E quem sabe até você, gestor, consegue pensar com sua equipe para criar um ambiente instagramável para essas ocasiões? Talvez as famílias defensoras da marca gostem da ideia, façam uma foto e divulguem em suas próprias redes sociais... um cenário perfeito, não é mesmo?
Inspire-se com essas sugestões e espalhe o encantamento para que, cada vez mais famílias possam divulgar sua escola!
Conteúdos que a gente acha que você pode gostar: