Aprenda a construir um bom posicionamento de marca para sua escola e entenda como essa estratégia de marketing para escolas pode contribuir para conquistar o público certo para sua instituição
Diante de um mercado de educação tão competitivo, já está claro para os gestores de educação que implementar estratégias de marketing escolas é crucial para alcançar o sucesso previsto para o período de matrícula escolar.
Captar novos alunos e seus responsáveis financeiros e ainda fidelizar os atuais estudantes e suas famílias são alguns dos objetivos do marketing para escolas. Para alcançar essas metas, existem inúmeras estratégias possíveis.
Dentre elas, uma muito interessante para alavancar o número de matrículas escolares é a estratégia conhecida como posicionamento de marca. O tema pode assustar, mas descomplicamos o assunto com as dicas preparadas neste artigo! Confira a seguir tudo sobre essa estratégia de marketing escolar e como aplicá-la na sua instituição de ensino.
Antes de seguir para as dicas práticas de elaboração da estratégia para sua escola, vamos compreender do que se trata marketing escolar e posicionamento de marca.
O marketing para escolas, ou marketing escolar, é o conjunto de ações estratégicas de comunicação que tem como objetivo atrair e fidelizar alunos de uma instituição de ensino.
Muito utilizado por grandes empresas, o posicionamento de marca é uma dessas estratégias de marketing e consiste na forma como uma empresa é percebida pelo seu público-alvo, o que representa e como se diferencia dos demais concorrentes. Trata-se de uma estratégia para se destacar da concorrência.
Independente do tamanho da sua instituição de ensino, criar uma marca forte para sua escola é possível e poderá aumentar os números de matrícula escolar de onde atua, mesmo com o orçamento de marketing mais enxuto. Ao criar um posicionamento de marca efetivo, a escola também garante que vai atrair o público certo para matrículas.
Por exemplo, uma instituição de ensino que se posiciona como uma escola humanista, com ênfase nas artes e em projetos interdisciplinares, provavelmente vai atrair um público diferente de outras escolas que expressam valores diferentes, como tradição, alta performance em vestibulares renomados e rigor acadêmico.
Incluir a estratégia de posicionamento de marca no marketing escolar da sua instituição trará benefícios! Confira quais:
Para criar uma marca forte e bem posicionada, é necessário compreender profundamente sua instituição de ensino, desde os seus valores e competências até os pontos fortes e fracos.
Além disso, uma análise de aspectos externos como o mercado de educação e a concorrência também são importantes. Tudo isso fornecerá a base para construir seu posicionamento de marca e obter os resultados pretendidos no seu marketing escolar.
Achou difícil? Calma! Na prática, trata-se de uma desafio, mas com as dicas a seguir ficará descomplicado! Acompanhe:
1) Analise sua escola e o mercado
Também conhecida como FOFA, a Análise SWOT é uma ferramenta de gestão poderosa que vai fornecer informações relevantes para a sua gestão escolar. Para aplicá-la na sua escola, forme um pequeno grupo focal com direção, coordenação, mantenedores, professores e até mesmo alunos e responsáveis.
Com o time formado, mapeie as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de sua escola. Forças e fraquezas são as qualidades internas da sua instituição, como por exemplo ótimo material pedagógico e falta de ferramentas financeiras, respectivamente. Já as oportunidades e ameaças são os aspectos externos, como contratação de um serviço de soluções financeiras e a ameaça de uma nova escola similar no bairro.
2) Realize avaliações com clientes
Outra ferramenta importante para mapear como sua escola está sendo percebida pelo seu público é a aplicação de pesquisas com os clientes. Elabore perguntas como “marque três palavras que considera que estão de acordo com a escola” e forneça uma lista para possíveis respostas.
Por vezes, a imagem que os alunos e suas famílias têm da escola não condizem com a realidade. Se sua escola tem um bom resultados em vestibulares, por exemplo, e essa é uma percepção que a instituição deseja ter atrelada à sua marca, esse deve ser um aspecto investigado nas pesquisas.
3) Analise o mercado e a concorrência
Faça uma lista de todos os seus concorrentes e as principais informações de cada um deles, como valor da mensalidade, número de alunos, etapas da educação disponíveis, material pedagógico oferecido, descontos, como se posicionam, entre outros.
Depois disso, compare a sua instituição de ensino com as demais e também identifique serviços ou produtos que a concorrência ainda não oferece. Eles podem ser fornecidos pela sua escola!
4) Identifique seu público-alvo
Uma comunicação escolar eficiente é a chave para o sucesso do posicionamento de marca durante a gestão escolar. Por isso, defina bem seu público-alvo, com suas necessidades e desejos. Analise os dados do seu público atual, traçando um perfil como renda familiar, demografia de pais ou responsáveis (ocupação, idade e nível educacional, localização) e expectativas de educação.
Com os dados em mãos, crie uma persona, ou seja, um personagem ideal para sua escola. Quando for se comunicar, atente-se à persona e, assim, sua comunicação ficará ainda mais personalizada e eficiente!
5) Diferencie-se da concorrência
No geral, as escolas possuem um discurso muito parecido. Desenvolva uma proposta personalizada do que a sua escola faz e como ela faz. Isso vai fazer com que sua escola seja percebida como única, destacando-se da concorrência.
Lembre-se: cada escola tem a sua própria essência e identidade! Por isso, fuja do genérico e construa uma marca forte para sua instituição.
Seguindo essas dicas, sua escola obterá um cenário mais claro de quais valores valoriza, quem é o seu público-alvo e quais são os pontos a serem enfatizados na comunicação.
São esses aspectos que deverão ser comunicados constantemente para reforçar a imagem pretendida para seu público, construindo assim seu posicionamento de marca de forma eficaz.
Construir um forte posicionamento de marca para sua escola tem como objetivo garantir um aumento na quantidade de matrícula escolar. E você sabia que existe uma plataforma de solução financeira para escolas que pode te ajudar a alcançar essa meta?
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