Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Marketing

Veja 5 estratégias de marketing escolar para atrair matrículas

Aprenda a construir um bom posicionamento de marca para sua escola e entenda como essa estratégia de marketing para escolas pode contribuir para conquistar o público certo para sua instituição

Publicado em
19/9/2024
07 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Diante de um mercado de educação tão competitivo, já está claro para os gestores de educação que implementar estratégias de marketing escolas é crucial para alcançar o sucesso previsto para o período de matrícula escolar.

Captar novos alunos e seus responsáveis financeiros e ainda fidelizar os atuais estudantes e suas famílias são alguns dos objetivos do marketing para escolas. Para alcançar essas metas, existem inúmeras estratégias possíveis.

Dentre elas, uma muito interessante para alavancar o número de matrículas escolares é a estratégia conhecida como posicionamento de marca. O tema pode assustar, mas descomplicamos o assunto com as dicas preparadas neste artigo! Confira a seguir tudo sobre essa estratégia de marketing escolar e como aplicá-la na sua instituição de ensino.

O que é marketing escolar e posicionamento de marca?

Antes de seguir para as dicas práticas de elaboração da estratégia para sua escola, vamos compreender do que se trata marketing escolar e posicionamento de marca.

O marketing para escolas, ou marketing escolar, é o conjunto de ações estratégicas de comunicação que tem como objetivo atrair e fidelizar alunos de uma instituição de ensino. 

Muito utilizado por grandes empresas, o posicionamento de marca é uma dessas estratégias de marketing e consiste na forma como uma empresa é percebida pelo seu público-alvo, o que representa e como se diferencia dos demais concorrentes. Trata-se de uma estratégia para se destacar da concorrência.

Independente do tamanho da sua instituição de ensino, criar uma marca forte para sua escola é possível e poderá aumentar os números de matrícula escolar de onde atua, mesmo com o orçamento de marketing mais enxuto. Ao criar um posicionamento de marca efetivo, a escola também garante que vai atrair o público certo para matrículas.

Por exemplo, uma instituição de ensino que se posiciona como uma escola humanista, com ênfase nas artes e em projetos interdisciplinares, provavelmente vai atrair um público diferente de outras escolas que expressam valores diferentes, como tradição, alta performance em vestibulares renomados e rigor acadêmico.

Benefícios de um bom posicionamento de marca no marketing escolar

Incluir a estratégia de posicionamento de marca no marketing escolar da sua instituição trará benefícios! Confira quais:  

  • Destaque no mercado: um posicionamento forte e claro permite que sua instituição se diferencie da concorrência, ganhando assim mais destaque no mercado educacional.
  • Reconhecimento de marca: uma escola bem posicionada vai gerar um maior reconhecimento e confiança do público.
  • Fidelização da sua comunidade: um público engajado e fiel é fruto de um bom posicionamento de marca de uma instituição escolar.

Construa o posicionamento de marca da sua escola

Para criar uma marca forte e bem posicionada, é necessário compreender profundamente sua instituição de ensino, desde os seus valores e competências até os pontos fortes e fracos. 

Além disso, uma análise de aspectos externos como o mercado de educação e a concorrência também são importantes. Tudo isso fornecerá a base para construir seu posicionamento de marca e obter os resultados pretendidos no seu marketing escolar.

Achou difícil? Calma! Na prática, trata-se de uma desafio, mas com as dicas a seguir ficará descomplicado! Acompanhe:

1) Analise sua escola e o mercado

Também conhecida como FOFA, a Análise SWOT é uma ferramenta de gestão poderosa que vai fornecer informações relevantes para a sua gestão escolar. Para aplicá-la na sua escola, forme um pequeno grupo focal com direção, coordenação, mantenedores, professores e até mesmo alunos e responsáveis. 

Com o time formado, mapeie as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de sua escola. Forças e fraquezas são as qualidades internas da sua instituição, como por exemplo ótimo material pedagógico e falta de ferramentas financeiras, respectivamente. Já as oportunidades e ameaças são os aspectos externos, como contratação de um serviço de soluções financeiras e a ameaça de uma nova escola similar no bairro.

2) Realize avaliações com clientes

Outra ferramenta importante para mapear como sua escola está sendo percebida pelo seu público é a aplicação de pesquisas com os clientes. Elabore perguntas como “marque três palavras que considera que estão de acordo com a escola” e forneça uma lista para possíveis respostas.

Por vezes, a imagem que os alunos e suas famílias têm da escola não condizem com a realidade. Se sua escola tem um bom resultados em vestibulares, por exemplo, e essa é uma percepção que a instituição deseja ter atrelada à sua marca, esse deve ser um aspecto investigado nas pesquisas. 

3) Analise o mercado e a concorrência


Faça uma lista de todos os seus concorrentes e as principais informações de cada um deles, como valor da mensalidade, número de alunos, etapas da educação disponíveis, material pedagógico oferecido, descontos, como se posicionam, entre outros.

Depois disso, compare a sua instituição de ensino com as demais e também identifique serviços ou produtos que a concorrência ainda não oferece. Eles podem ser fornecidos pela sua escola!

4) Identifique seu público-alvo


Uma comunicação escolar eficiente é a chave para o sucesso do posicionamento de marca durante a gestão escolar. Por isso, defina bem seu público-alvo, com suas necessidades e desejos. Analise os dados do seu público atual, traçando um perfil como renda familiar, demografia de pais ou responsáveis (ocupação, idade e nível educacional, localização) e expectativas de educação.

Com os dados em mãos, crie uma persona, ou seja, um personagem ideal para sua escola. Quando for se comunicar, atente-se à persona e, assim, sua comunicação ficará ainda mais personalizada e eficiente!

5) Diferencie-se da concorrência


No geral, as escolas possuem um discurso muito parecido. Desenvolva uma proposta personalizada do que a sua escola faz e como ela faz. Isso vai fazer com que sua escola seja percebida como única, destacando-se da concorrência.

Lembre-se: cada escola tem a sua própria essência e identidade! Por isso, fuja do genérico e construa uma marca forte para sua instituição.

Conclusão

Seguindo essas dicas, sua escola obterá um cenário mais claro de quais valores valoriza, quem é o seu público-alvo e quais são os pontos a serem enfatizados na comunicação.

São esses aspectos que deverão ser comunicados constantemente para reforçar a imagem pretendida para seu público, construindo assim seu posicionamento de marca de forma eficaz.

Como o isaac pode te ajudar na campanha de matrícula escolar?

Construir um forte posicionamento de marca para sua escola tem como objetivo garantir um aumento na quantidade de matrícula escolar. E você sabia que existe uma plataforma de solução financeira para escolas que pode te ajudar a alcançar essa meta?

Conheça o isaac educação, a maior plataforma de soluções financeiras para escolas do país, com mais de 1700 escolas parceiras e 650 mil alunos atendidos em todo o território nacional!

São muitas soluções oferecidas para as instituições de educação, como visibilidade de caixa, relatórios com precisão de dados e controle financeiro com a receita mensal garantida. O isaac administra toda a questão financeira e burocrática da sua escola.


Além disso,  todo o processo de matrícula pode ser feito de forma online e prática. O isaac ainda oferece facilidades de pagamentos para as famílias, que podem parcelar o pagamento de matrícula, enquanto a escola recebe o valor integral de uma única vez no seu caixa.  

Com tantas soluções financeiras, o isaac promoveu o aumento de 9% no número de alunos matriculados nas escolas atendidas pela plataforma. Demais, né?

Continue navegando para entender mais como o isaac pode ajudar na gestão escolar!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: