Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

Volta às aulas 2024: como preparar a sua escola para receber os alunos?

O início do ano letivo é marcante tanto para alunos quanto para as famílias e os colaboradores das escolas. Estar preparado para esse momento é fundamental

Publicado em
18/1/2024
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

A sua escola já está preparada para a volta às aulas em 2024? Todo começo de ano é aquela emoção nos portões das escolas: crianças que estão chegando àquele ambiente pela primeira vez, outras que estão retornando, mas, agora, em outra etapa de sua formação, e a alta expectativa de familiares e professores para o ano letivo que se inicia.

O momento é marcante e crucial para começar o período com o pé direito. É por isso que é tão importante que as instituições de ensino se preparem verdadeiramente para receber os alunos e iniciar mais uma etapa de muita educação e muito trabalho.

Volta às aulas: o que significa o retorno à sala de aula para os alunos?

Para os alunos, a volta às aulas pode representar um recomeço: o retorno à rotina da escola, depois de um período de férias, marcado pelo reencontro com os amigos, a ansiedade por conhecer o(s) novo(s) professor(es) e o que será aprendido naquele ano.

Esse retorno pode gerar um grande entusiasmo, além de um importante senso de organização e disciplina nos seus dias novamente. Mas a volta à escola também pode vir acompanhada de preocupações e angústias, referentes ao próprio desempenho escolar, à adaptação à nova fase e às relações sociais.

Por outro lado, para outros estudantes, o início de um ano letivo pode representar literalmente um começo: a chegada à uma instituição escolar (e a vida de estudante) ou até mesmo o período de transições significativas, como mudança de escola ou de nível de ensino. O que pode gerar euforia, mas também apreensão e incertezas.

Acolhimento a cada aluno que passa pelos portões das escolas

É importante reconhecer que a experiência da volta às aulas é única para cada aluno e a maneira como encaram esse retorno influencia diretamente em seu envolvimento nas atividades escolares e em seu bem-estar geral durante o ano letivo.

Por isso, é essencial que as crianças sejam recebidas de forma acolhedora e empática. É importante que os professores e funcionários em contato com os estudantes saibam identificar as necessidades individuais dos alunos e que estejam aptos a lidar com eles.

O ambiente escolar em si também precisa ser confortável e preparado para receber todas as crianças, com acessibilidade, sinalizações claras e ambientes sempre limpos e organizados.

Quais são as expectativas dos pais e familiares?

Os responsáveis pelas crianças e adolescentes também têm expectativas altas em relação ao início do ano letivo, que incluem aspectos como segurança, qualidade do ensino, desenvolvimento social e emocional, comunicação eficaz e uma parceria construtiva com a escola para apoiar o sucesso acadêmico de seus filhos.

A expectativa é sempre que a escola promova um ensino eficiente, mas também ofereça valores éticos e cívicos, que vão além do universo acadêmico, preparando os estudantes para a vida adulta e para a sociedade e sendo uma extensão da própria casa das crianças e adolescentes.

É por esses e outros motivos que a comunicação sempre aberta e constante com os pais, familiares e responsáveis pelos estudantes é parte crucial de uma boa relação entre a escola e a vida do aluno fora da instituição. O começo do ano marca o começo de um relacionamento que precisa ser nutrido.

Como manter professores e funcionários motivados?


E, claro, para que tudo isso ocorra bem, é preciso contar com um corpo de funcionários apto e motivado. Nesse ponto, a comunicação – dessa vez, entre a instituição e quem faz parte dela como colaborador – também é extremamente fundamental.

Outras formas de manter os professores e funcionários sempre alinhados com os objetivos da escola e agregando para uma melhor experiência de todos é construir um calendário de reuniões, abrir espaço para sugestões e acatar pedidos de melhoria sempre que possível.

Lembrando que qualquer instituição escolar, assim como o ensino propriamente dito, é (e deve ser) um organismo vivo, sempre em movimento e em busca de melhores versões de si mesma.


Pesquisa de tendência: indicadores para 2024

É claro que acompanhar as transformações da sociedade e garantir um ensino e acolhimento ideias para os alunos não é uma tarefa nada fácil. Mas, para ajudar os gestores e diretores a encarar essa missão com mais tranquilidade, o isaac apresenta o Relatório Tendências Educacionais de 2024.

Tendo como base os dados do Censo Escolar, o documento traz informações em níveis regionais e estaduais e tem como principal objetivo oferecer os subsídios necessários e suficientes para que as instituições escolares possam tomar decisões sobre como e quando agir para alcançar sempre os melhores resultados.

O relatório traz informações atuais, como o impacto da digitalização de processos, o uso da Inteligência Artificial (IA), os novos modelos de trabalho, hábitos de consumo e até mesmo demandas ambientais e sociais da sociedade.

O material completo está disponível de forma gratuita. Basta acessar e baixar!

Conheça as soluções financeiras do isaac

Como você já sabe, o isaac, que é a maior plataforma de soluções financeiras para escolas, é a melhor parceira para que a sua instituição possa crescer de forma saudável, com um planejamento financeiro transparente e previsibilidade no fluxo de caixa.

O isaac também se responsabiliza pela cobrança de pais e responsáveis, o que faz com que a relação com as famílias seja muito mais leve e tranquila, e ainda oferece serviços diferenciados, como benefícios e seguro exclusivo.

Entre em contato conosco e descubra como as soluções isaac podem ajudar a sua escola a ir além!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.