Conheça e aplique as dicas mais comuns para levar inovação à sua administração escolar
O setor de Educação vem passando por grandes transformações que, por sua vez, têm impacto direto na gestão escolar. Apesar de ser um cenário desafiador, é proporcional às oportunidades que a inovação traz às escolas.
Um exemplo disso são as novas ferramentas de gestão financeira escolar, permitindo alcançar um grau inédito de eficiência no controle e de previsibilidade nos gastos.
A seguir, você vai entender o conceito de administração escolar e conhecer algumas dicas para propor inovação na rotina da sua instituição de ensino. Confira!
A administração escolar é o conjunto de ações e aplicações com o objetivo de oferecer uma educação de excelência. Para obter bons resultados, é preciso contar com recursos e ferramentas para auxiliar na gestão dos processos.
Além disso, é necessário que o administrador tenha perfil de liderança e crie condições favoráveis para que os educadores da escola consigam executar um bom trabalho. Agora, vamos às dicas!
Quando pensamos nas últimas inovações do setor de Educação, destacam-se as plataformas que auxiliam a gestão financeira escolar e permitem que os gestores dediquem tempo à parte pedagógica.
Um desses exemplos é o meu isaac, plataforma para gestão de mensalidades dos responsáveis financeiros das escolas parceiras do isaac. Esse tipo de inovação oferece informações mais precisas para precificar mensalidades e fazer a gestão de relacionamento para pagamentos, inclusive em casos de inadimplência.
Os empreendedores de startups dizem que o erro sempre vai acontecer. Se não ocorre, é porque não estão arriscando o suficiente. A questão é: o quanto você aprende com os erros?
Essa lição pode ser muito útil às escolas, já que muitas vezes os alunos se tornam pragmáticos por pensarem primeiramente nas notas e se vão ser aprovados. É necessário cuidado para que essa preocupação não supere outros aspectos mais importantes.
Essa cultura nas escolas para incentivar o risco é bastante positiva. Se a sua gestão educacional incentiva a inovação, o ambiente como um todo vai estar aberto a avançar com criatividade.
A tecnologia abre portas para novas possibilidades que, muitas vezes, as pessoas não usufruem. Por exemplo, o trabalho do corpo docente pode atingir mais pessoas e ter maior resultado através das tecnologias.
Alguns estudos já comprovam que pessoas têm diferentes tipos de criatividade e aprendizado. Ou seja, alguns funcionam melhor dentro de sala de aula com o professor, no modelo mais tradicional. Já outros têm mais facilidade com vídeos online ou até mesmo aprendendo através de jogos.
Os jogos também são um jeito de inovar o ensino. Divertir exercitando a criatividade deixa o aprendizado mais fácil para todos os perfis de alunos. Além de acelerar o desenvolvimento.
Do ponto de vista da gestão, as startups entram mais uma vez para inspirar as escolas no quesito: otimização do tempo. Afinal, se empresas com poucos funcionários conseguem superar grandes corporações, as escolas também podem aproveitar mais o tempo, usando as tecnologias certas.
Não existem escolas com bons resultados que não busquem incessantemente melhorar seus processos. Esse espírito de superação, quando é cultural dentro da instituição, pode ser transmitido também para os alunos.
Sobre fazer sempre melhor que ontem, Peter Thiel, cofundador do Pay Pal e investidor de inúmeras startups, certamente é um dos nomes mais relevantes do mundo quando o assunto é inovação. Ele explica que o progresso passa por criar coisas novas, não copiar aquilo que já foi feito. Para ele, é necessário pensar no que é diferente, e em ser único.
Esse espírito ousado das startups pode ajudar as escolas a irem mais longe do que imaginam e ajudar os alunos a se sentirem mais realizados. Eles podem aliar com mais intensidade a teoria e a prática.
Há situações em que não sabemos qual é a melhor das alternativas. Em muitos destes casos, ouvir os pais e contar com o apoio da equipe pode ser a solução.
Isso pode ajudar o gestor a melhorar a satisfação das famílias e também dos colaboradores. Ter um canal de atendimento “Fale conosco” também é altamente recomendável para que todos se sintam à vontade em opinar quando julgarem necessário.
No isaac, por exemplo, os responsáveis financeiros contam com atendimento pelo aplicativo ou pelo site, 24 horas por dia, com suporte especializado e acessível.
Ter um ambiente favorável para os colaboradores da escola e fazer com que eles se sintam à vontade é essencial. Funcionários felizes passam a se sentir parte da instituição de ensino. Com colaboradores engajados, fica mais fácil elevar a qualidade do ensino e atingir outros objetivos da escola.
Além disso, também é recomendável criar um ambiente que proporciona autonomia aos colaboradores, assim eles se sentem confortáveis em trazer novas ideias e sugestões. Muitas vezes, os processos burocráticos atrasam tarefas e mantêm instituições sempre no mesmo lugar. Por que não seguir os exemplos de startups de sucesso e simplificar? Pense nisso!
Maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, o isaac apoia as instituições de ensino em todas as rotinas que envolvem a gestão financeira. O trabalho está traduzido em números: são mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil, sendo que mais da metade veio por indicação!
Já foram garantidos R$2,5 bilhões em mensalidades e taxas de matrícula e rematrícula em dia para as escolas, e mais de 350 mil famílias apoiadas pelo isaac com soluções inovadoras.
Quer saber mais? Conheça aqui as soluções do isaac para a sua escola!
isaac indica
Conteúdos que você pode gostar: