Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Marketing

Captação de alunos na pandemia. Como fazer?

Confira 5 dicas para captar alunos de forma eficiente e potencializar os resultados da sua escola no contexto atual

Publicado em
6/5/2021
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Dentre tantas dores que atingiram o setor de ensino privado durante a pandemia, a perda de alunos vêm sendo uma das maiores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Grupo Rabbit, em maio de 2021, as escolas particulares perderam um terço das matrículas devido à pandemia do novo coronavírus. Ao todo estima-se que 2,7 milhões de estudantes tenham saído do ensino privado.

Em períodos como o atual em que vivemos, com altas taxas de evasão escolar, o foco de grande parte dos gestores é a captação de novos estudantes, com o objetivo de preencher as cadeiras que estão ficando vazias e manter a saúde financeira das suas instituições.

Porém, além de o planejamento para captação ser muito mais caro e trabalhoso do que o planejamento para retenção dos alunos, também é mais arriscado e pode aumentar ainda mais a evasão, já que os esforços da gestão escolar estão sendo destinados a outra meta.


Pensando em tudo isso, elaboramos este artigo para mostrar que captar alunos de forma saudável na pandemia não é algo impossível de se fazer. Muitas escolas provaram que é possível ter um planejamento eficiente para alcançar os resultados esperados em meio a tantas incertezas.

 

Sendo assim, o que a sua escola pode fazer para captar alunos na pandemia de maneira saudável?

Algumas das IEs privadas tiveram que explorar ao máximo maneiras criativas para que isso desse certo no contexto atual e separamos aqui as principais para você. Confira logo abaixo cinco dicas para captar alunos de forma eficiente e potencializar os resultados.


Atendimento humanizado e digital

A demanda pelo atendimento personalizado foi algo extremamente catalisado pela pandemia da Covid-19 em todos os setores. Já era uma tendência crescente e agora é praticamente uma exigência por parte dos clientes. A construção de um relacionamento com os responsáveis financeiros é uma das questões mais importantes para a boa gestão escolar funcionar, e isso deve ser pensado desde o dia um.


Pessoas não querem ser tratadas como um número de CPF, mas sim como seres humanos. E essa exigência começou a crescer durante o momento em que praticamente tudo ocorre de forma digital.


Aí que surge a pergunta: é possível humanizar um atendimento digital e distante?

Resposta: SIM!


Apesar de ser um grande desafio, a escola precisa estar alinhada a essa nova forma de comunicação com as famílias, até porque é um dos maiores diferenciais que existem hoje em dia. Aqui no isaac, por exemplo, o atendimento humanizado e o foco no cliente são nossas prioridades.


Inclua ações de marketing digital

De acordo com dados da McKinsey, o Brasil é um dos países mais conectados do mundo. Identificaram que a população brasileira apresenta o segundo uso mais intensivo de internet, com uma média de 9,5 horas diárias.


A atenção do consumidor está voltada cada vez mais para esse meio e é essencial que a sua escola esteja lá também. De início, a instituição pode utilizar ferramentas gratuitas, como o Instagram e/ou o Facebook. Redes sociais com conteúdos constantes e que apresentem interação com as famílias são pontos de contato relevantes.

Estratégias mais tradicionais de e-mail marketing e sites bem estruturados contam bastante também. Além dos pontos de contato on-line, organizados e apresentáveis, a escola precisa criar estratégias para transformá-los em ferramentas de captação.

O e-mail marketing ainda é o meio mais utilizado pelas empresas para a comunicação com clientes finais. Ele é uma ótima forma de realizar o contato inicial com possíveis clientes ou, pelo menos, cativar e manter o interesse de outros que ainda estejam indecisos.

Vale ressaltar que os meios digitais devem ser vistos como ferramentas complementares e não como estratégias separadas. Como mencionado anteriormente, o e-mail pode ser poderoso, podendo até levar as famílias interessadas para as redes sociais da instituição de ensino, canal onde podem encontrar mais informações e ter uma comunicação mais fluída.

É essencial que a escola mapeie também em quais pontos encontram-se a atenção do seu público-alvo, pois são neles que deverá focar o seu esforço.


Acompanhe os alunos atuais

Estudos recentes do Instituto Casagrande apontam que uma diminuição de 5% no número de estudantes pode trazer uma redução de 45% na receita da escola, afinal, os custos fixos permanecem os mesmos, mas há menos mensalidades contribuindo para o orçamento da instituição.


O maior erro de alguns mantenedores é focar na aquisição de novos alunos e se esquecer dos atuais. O impacto da perda de um estudante é grande e pode trazer diversos prejuízos à sua gestão financeira.

Enquanto a IE visa o crescimento, é necessário que um colaborador mantenha-se responsável no ambiente escolar para atender e cativar o corpo discente.


Seja compreensivo

Mais do que tudo, a captação de alunos precisa ser estratégica nesse momento de pandemia. Infelizmente, muitas famílias estão passando por dificuldades financeiras e é essencial que as escolas as ouçam.

Bolsas e descontos podem ser uma ótima estratégia para aumentar as chances de parceria, mas isso deve ser feito com muito cuidado. Oferecer essas bonificações para novos alunos significa ter que abrir a mesma condição para outros, e isso pode ser perigoso. Uma ação como essa precisa ser bem estudada pelos diretores escolares.


Tenha diferenciais tecnológicos

Elimine as pilhas de papel, boletos e caderninhos, a digitalização dos meios de pagamento precisam estar mais presentes no dia a dia da escola, pois, cada vez mais o ensino tem se digitalizado, e é essencial que a gestão educacional e a IE acompanhem esse movimento.


A rotina das IEs e a dos responsáveis financeiros pode ser incrivelmente simples. Além de ser um diferencial, essa digitalização ainda contribui para a redução da inadimplência, sabia?

É possível realizar uma captação saudável de alunos durante a pandemia, mas isso deve ser realizado com zelo, cuidado e de forma estratégica. Aplicar tudo o que foi mencionado nesse texto, tendo 100% da sua receita garantida no fim do mês e tempo para se planejar tornaria tudo mais fácil, concorda?


Se você respondeu “sim”, venha bater um papo com o time do isaac, e ver que é possível transformar tudo isso em realidade.

Clique aqui e fale com o isaac!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Não se preocupe, você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.
Pronto! Agora você vai receber os conteúdos do isaac.
Oops! Preencha corretamente.