Saiba como a tecnologia tem aplicações concretas, tanto em sala de aula quanto para a melhoria da gestão escolar, especialmente na administração das finanças.
A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tendências para o futuro da educação, ao lado de outras de grande relevância, como previsibilidade e fluxo de caixa, gestão de cobrança, crédito escolar e metodologias ativas.
A constatação está no e-book "Tendências e planejamento escolar para 2025", produzido pelo isaac, maior plataforma de soluções financeiras para escolas, e o Porvir, principal portal de jornalismo sobre inovações educacionais no Brasil.
Esse material aponta que o setor está atento ao uso de Inteligência Artificial e outras tecnologias nas escolas.
Afinal, a transformação digital já começou e apresenta uma série de desafios e de possibilidades. A tecnologia tem aplicações concretas, tanto em sala de aula quanto para a melhoria da gestão escolar, especialmente na administração das finanças. Saiba mais!
A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que desenvolve sistemas para realizar tarefas que, historicamente, exigiriam a aplicação de inteligência humana, como compreensão de linguagem, reconhecimento de padrões e tomada de decisões.
A IA pode assumir características variadas, apoiando desde sistemas específicos para tarefas simples, como recomendações de filmes ou correção automática, até aplicações avançadas, como carros autônomos e assistentes digitais.
As pesquisas com esta tecnologia, aliás, não são recentes. Surgiram a partir da década de 1940, com o desenvolvimento dos primeiros modelos computacionais para redes neurais.
O debate sobre a possibilidade de que máquinas possam ser inteligentes é muito mais antigo e mobilizava mentes influentes, por exemplo, da Grécia Antiga. Mas, foi nos últimos anos que a IA finalmente ganhou escala e se tornou acessível a pessoas e a empresas, inclusive no setor educacional.
Esta área se organiza de diferentes maneiras, de acordo com as características e a utilidade.
A IA Generativa, que inclui ferramentas de criação de conteúdo, está atualmente recebendo mais atenção e tem implicações significativas, especialmente na educação.
Educar para a Inteligência Artificial já não é uma escolha, mas uma realidade. Tecnologias como o ChatGPT e o Google Gemini tornaram a IA acessível a educadores e alunos, tornando-se parte do cotidiano nas escolas e universidades.
O papel dos gestores escolares, portanto, é adotar uma postura de “otimismo cauteloso” ao integrar a IA. Isso se deve ao fato de que ainda estamos nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, e os impactos exatos permanecem incertos.
Organizações como a Sociedade Internacional para Tecnologia na Educação (ISTE) recomendam que mudanças curriculares drásticas baseadas apenas nas tendências de IA sejam evitadas.
Em vez disso, é mais apropriado fazer ajustes graduais que preparem os alunos para um futuro digital, com foco em cidadania digital e pensamento computacional.
De toda forma, permanece crucial manter os olhos abertos para a tecnologia, que segue evoluindo muito rapidamente.
A IA não é um site único, mas uma tecnologia que pouco a pouco está sendo incluída nas plataformas digitais que a escola já utiliza. A maior parte das ferramentas ainda está em expansão e desenvolvimento.
As instituições de ensino ainda encaram o desafio de capacitar professores para o uso qualificado de recursos digitais de aprendizagem, especialmente as que utilizam IA, cujo acesso demanda conhecimentos específicos sobre funcionalidade e comandos adequados, além de um uso ético e responsável.
Grandes grupos educacionais estão adaptando suas plataformas para atender às demandas do novo cenário, abrangendo tanto a gestão escolar quanto o uso em sala de aula por professores e estudantes.
Como ficou claro em abril de 2024, durante a Bett Brasil, no painel "Inovações na Gestão Escolar", a realidade exige que os educadores se atualizem e busquem formas de incorporar a tecnologia ao seu trabalho.
Análises da Sociedade Internacional de Inteligência Artificial na Educação (IAIED, na sigla em inglês) indicam que a gestão escolar deve assumir o compromisso de definir os momentos adequados para a adoção desses recursos e estabelecer como projetos gerados com IA serão integrados ao planejamento pedagógico.
A tendência de 2025 é personalizar ofertas em todos os segmentos. Por anos, as marcas coletaram dados sobre os consumidores e aprenderam sobre seus hábitos. É uma boa oportunidade para a escola conversar diretamente com as famílias.
É necessário orientar o uso de ferramentas de IA no setor administrativo para trazer mais praticidade ao dia a dia. O isaac tem muito a contribuir nesse contexto.
Ao integrar sua inteligência de dados a soluções personalizadas, como a comunicação com as famílias e a otimização de processos financeiros, a plataforma oferece a base necessária para ampliar o controle administrativo.
Além disso, o sistema também impulsiona a gestão financeira escolar. As parcerias exclusivas do isaac, com soluções líderes de mercado, fortalecem o seu relacionamento com as famílias e impulsionam a sua gestão, com inteligência de dados e ferramentas que otimizam a tomada de decisão.
Tudo isso com duas interfaces modernas e intuitivas, a plataforma isaac para a escola e aplicativo meu isaac para as famílias. Para alcançar este objetivo, utiliza inteligência de dados e ferramentas que impulsionam e auxiliam a tomada de decisão.
O isaac investe em tecnologia de pagamentos e inteligência preditiva para ter uma performance de recebimento referência de mercado. A plataforma de solução financeira para escolas se mantém próxima às famílias com uma abordagem personalizada, ajudando a evitar acúmulo de dívidas para o final do ano.
As mais de 2 mil escolas parceiras do isaac contam com um modelo de ciência de dados que prevê quem ficará inadimplente. Incluem uma régua de cobrança customizada segundo o perfil do responsável financeiro.
E envolvem também o apoio para realizar uma campanha de negociação ao longo do ano, evitando o acúmulo de dívidas no período de rematrícula.