Escolas

Estratégias para combater a evasão escolar

Veja mais sobre as principais causas da evasão escolar e o que você pode fazer para combatê-la em sua instituição de ensino

Evasão escolar é quando o estudante deixa de frequentar as aulas, ou seja, abandonar o ensino em decorrência de qualquer motivo. Infelizmente esse ato é comum no Brasil, e com a pandemia da Covid-19, essa preocupante realidade se intensificou.

De acordo com o estudo "Enfrentamento da cultura do fracasso escolar", feito e publicado pela UNICEF - Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância, em 2020, foram cerca de 5,5 milhões de crianças e adolescentes sem acesso à educação.

   

A quantidade de alunos, com idades entre 6 e 17 anos, que abandonaram os estudos foi de 1,38 milhão, o que representa 3,8% dos estudantes. Essa taxa é superior à média nacional de 2019, que ficou em 2%, segundo levantamento de dados da PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

Somado a isso esta é a situação de 4,12 milhões de alunos, cerca de 11,2%, que, apesar de matriculados e sem estar em período de férias, não receberam nenhuma atividade escolar, resultado do ensino pautado pelas aulas on-line.


Além disso, o Banco Mundial publicou recentemente um relatório que apresenta uma situação trágica a respeito da educação brasileira, devido ao fechamento prolongado das escolas durante a pandemia da Covid-19. O estudo aponta que o Brasil pode ter 70% das crianças do ensino fundamental sem a habilidade de conseguir ler e compreender um texto simples.

Diante dessa situação, preparamos este artigo para abordar esse assunto de extrema importância. Afinal, além de causar prejuízos ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, a evasão escolar colabora com a perda de matrículas e problemas financeiros nas escolas particulares, o que pode trazer diversas dificuldades à gestão escolar eficiente.

Saiba mais sobre as causas da evasão escolar e o que você pode fazer para combatê-la em sua instituição de ensino! Boa leitura.


Quais são as causas da evasão escolar?

Existem diversos motivos que causam a evasão escolar, por isso, listamos a seguir algumas das principais razões. Confira.


Dificuldades financeiras

Esse é um dos principais fatores que causam a evasão escolar. O desemprego, aumento das despesas, redução do salário, contas inesperadas etc, são motivos que levam muitas pessoas a abandonarem o ensino privado.


Ausência de engajamento das famílias

É essencial manter a proximidade com os responsáveis para superar a crise e se destacar no mercado educacional. Em relação à evasão escolar, esse é um recurso de extrema relevância também. Afinal, a falta de participação das famílias é um indicador preocupante de que a comunicação possa estar com falhas e ruídos.

Sendo assim, se o relacionamento está enfraquecido, os responsáveis podem questionar as propostas da instituição, principalmente durante as aulas híbridas e remotas, deixar de comunicar seus desejos e insatisfações e, ainda, procurar construir laços com instituições de ensino concorrentes.

Fortalecer o relacionamento com a família é um excelente recurso para combater a evasão escolar e uma forma assertiva de colocar tudo isso em prática, é investindo em uma ferramenta que garanta uma comunicação de qualidade com a comunidade escolar, como o ClassApp .


Casos de violência, agressão e discriminação

Situações que envolvam atos de violência, agressão física ou verbal e de discriminação transformam o ambiente escolar em um local desagradável para qualquer pessoa, ainda mais para um aluno que está enfrentando tantas fases e processos.


Dessa forma, os estudantes tendem a solicitar para suas famílias e responsáveis a troca de escola.


Vale destacar, que além da evasão escolar, esse é dos maiores problemas que lutamos contra na nossa sociedade e que merece muita atenção, pois esses atos de violência são inaceitáveis em qualquer lugar e com qualquer pessoa. 


Atente-se ao que acontece na sua escola, e promova ações para prevenir e combater esse tipo de atitude. 


Falta de investimento da escola

Não investir tempo e recursos financeiros também pode ser um fator determinante para a evasão escolar. É necessário acompanhar o bem-estar do corpo docente, fazer melhorias na infraestrutura, ter um planejamento estratégico para o desenvolvimento, pensar constantemente no plano pedagógico, se manter atualizado de acordo com as novidades do setor e demais ações que sejam benéficas para a escola. 

Assim, sua IE evita que os alunos e suas famílias fiquem desengajados e procurem outra opção que melhor atenda às suas expectativas e necessidades.


Como combater a evasão escolar?

Detectar o problema é o primeiro passo para buscar formas de resolvê-lo. É fundamental que o gestor escolar e os professores se reúnam e avaliem os alunos, buscando detectar se há algum propenso à situação de abandono dos estudos.

Ao encontrar o problema e analisar seus motivos, é hora de pensar em como agir, planejando estratégias para o combate. Veja algumas ações que você pode usar para prevenir a evasão escolar.

Estratégias para combater a evasão escolar

1. Identifique pontos a melhorar em sua escola

Analise e identifique possíveis falhas que devem ser melhoradas na sua escola. Por exemplo, caso perceba que os casos de evasão escolar estão relacionados à falta de engajamento das famílias, é essencial dar ênfase a esse ponto em reuniões de turma ou até mesmo particulares. Reveja a forma como está se comunicando e se relacionando com os alunos e seus responsáveis.

Além disso, é importante identificar as demandas que ainda não são atendidas e que geram desinteresse da comunidade, a ponto de levar as famílias a procurarem outra instituição de ensino.

Você pode realizar uma pesquisa de satisfação para entender o nível de satisfação de todos. Com isso, já será possível ter uma noção dos indicadores para aplicar em melhorias e aperfeiçoamentos.

2. Faça um planejamento estratégico eficiente

No dia a dia, esteja sempre atento a todos os pilares essenciais para uma gestão educacional de sucesso. A partir deles, planeje atividades que despertem o interesse, ouça de maneira frequente as demandas do seu público, avalie a sua comunicação com os alunos e famílias, faça a gestão de recursos humanos e não se esqueça de acompanhar o orçamento da instituição, afinal, a gestão financeira da sua escola te permite investir em melhorias e se destacar em relação à concorrência.

3. Aperfeiçoe o relacionamento escolar com os alunos e suas famílias

Criar um ambiente agradável a toda a comunidade escolar, mesmo em tempos de distanciamento social, é essencial para evitar a evasão. Dessa forma, para uma boa gestão, realize mais do que reuniões formais para tratar de assuntos burocráticos e difíceis, como questões financeiras.

Promova encontros e palestras para fortalecer os laços e entender melhor as expectativas, desejos e preocupações de cada um. Quando a instituição de ensino deixa de fazer isto, acaba prejudicando a visão que os responsáveis possuem, afetando também no desempenho do aluno, já que o ato de educar é uma tarefa conjunta entre escola e lar.

Portanto, a comunicação deve estar entre suas prioridades em todos os cenários!

4. Invista no plano pedagógico

Uma pesquisa realizada pela FGV - Fundação Getúlio Vargas apontou que 4 a cada 10 alunos que abandonaram a escola alegavam o desinteresse como principal razão para não voltar aos estudos, pois não viam mais sentido nas matérias ensinadas e afirmavam que os conteúdos não os estimulavam.

Sendo assim, pare para avaliar de maneira crítica se o plano pedagógico aplicado aos alunos está contribuindo ou não para o seu interesse. É fundamental que o currículo ofereça atividades que tragam prazer à experiência escolar do estudante e que ofereçam contato com as disciplinas por meio de atividades motivadoras e interativas, principalmente no modelo de aulas remoto.

5. Faça parte do futuro da gestão escolar

Manter-se em constante atualização também é um diferencial importante, para que a comunidade escolar esteja satisfeita e não tenha o interesse de buscar por outra escola.

Não fique no passado, faça parte do futuro da gestão escolar com o isaac. Tornamos a sua gestão incrivelmente simples, te deixando bem longe dos processos burocráticos e proporcionando mais tempo livre para se reinventar. 

Além disso, garantimos a receita mensal da sua escola, para que você não precise mais se preocupar com a inadimplência e tenha segurança financeira para investir em sua instituição de ensino sempre que precisar.

Torne-se uma escola parceira e garanta todas essas vantagens já, Clique aqui para agendar um bate-papo com nosso time.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa newsletter

Obrigado! Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Ops! Algum erro ocorreu ao cadastrar o seu e-mail.