Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

6 ideias para celebrar o Dia do Estudante nas escolas

Aprenda diversas atividades dinâmicas e criativas para engajar alunos de diferentes idades no Dia do Estudante!

Publicado em
17/7/2023
06min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

No dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Estudante! Essa é uma data importante para a instituição de ensino, pois há oportunidade de preparar atividades especiais aos alunos e aumentar a satisfação e retenção deles.

E para te ajudar nisso, preparamos um artigo completo com algumas ideias que você pode aplicar em sua instituição de ensino e oferecer uma celebração diferente do que seus alunos já conhecem! Continue lendo e descubra quais são.

Origem do Dia do Estudante

Tudo começou há muito tempo, em 11 de agosto de 1827, quando Dom Pedro I criou os primeiros cursos superiores do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Depois de exatos 100 anos, em 1927, o advogado Celso Grand Ley propôs que 11 de agosto fosse lembrado como Dia do Estudante. E dez anos depois, na mesma data, foi criada a União Nacional de Estudantes (UNE), organização que protege os direitos e os deveres dos estudantes do Brasil. 

Deu para perceber a importância da data, né? O dia 11 de agosto marcou o cenário educacional no Brasil de diversas formas! 

Agora é hora de saber como organizar atividades especiais para comemorar o Dia do Estudante em sua escola. Vamos lá?

6 ideias para celebrar a data na escola

1) Apresentações artísticas

O Dia do Estudante é uma ótima oportunidade para sair da rotina e propor algo novo aos alunos. Que tal planejar atividades culturais na escola?
É possível fazer apresentações de teatro, música, dança e até preparar uma exposição de arte com a criação deles. 

Uma ideia interessante é eleger um tema para ser o ponto de partida das apresentações. Os professores podem até escolher algum assunto trabalhado em sala de aula, assim os alunos colocam a mão na massa e transformam o aprendizado em arte.

Lembre-se de planejar a apresentação com antecedência, já que a dinâmica exige ensaios para que tudo saia como esperado! 

2 - Ação solidária 

E se o Dia do Estudante for também um momento para fazer o bem? A escola pode organizar uma ação solidária envolvendo alunos e familiares. Vocês podem arrecadar alimentos, brinquedos ou roupas para doar a instituições que precisam. Também é possível programar visitas a asilos, abrigos ou hospitais para as crianças oferecerem apoio e carinho a quem precisa. 

Ações como essas são uma forma de estimular a empatia, a solidariedade e a consciência social dos alunos. Isso, sem dúvidas, fará a diferença para o desenvolvimento deles!

3 - Pintura coletiva

Esse é um bom momento para colocar os estudantes como protagonistas, mostrando como são importantes para a instituição.
Uma ideia interessante para isso é organizar uma pintura coletiva. A ideia é escolher uma parede ou muro no pátio da escola para eles pintarem como quiserem. 

Os alunos podem escrever o próprio nome, pintar as mãos ou fazer algum desenho que os inspire. O importante é que se sintam à vontade para criar e percebam que essa é uma forma de deixar o próprio registro em espaço tão importante no seu dia a dia, a instituição de ensino. Lembre-se que a instituição deve disponibilizar o material e garantir que a atividade seja supervisionada por professores. 

4 - Mural de artes

Momentos especiais tem tudo a ver com arte! Os alunos podem criar um mural com desenhos, poemas e frases inspiradoras para celebrar o Dia do Estudante. A atividade funciona para qualquer idade: do ensino infantil ao médio. Os murais podem ser organizados por turma ou ano. 

O importante é que eles tenham espaço e liberdade para expressar aquilo que sentem enquanto alunos. A ideia é que seja um momento de troca de inspirações! A arte pode ser exposta pelos corredores da escola ou em uma feira de artes. 

5 - Feira de profissões 

Planejar uma feira de profissões é uma ideia interessante para a data, principalmente pensando nos alunos mais velhos. Esse pode ser um momento de reflexão sobre seus interesses e planos para o futuro. 

Para isso, a escola pode fazer parcerias com instituições de ensino superior ou profissionais de diferentes áreas. O importante é apresentar diferentes profissões para que os estudantes tirem suas dúvidas, se inspirem com as possibilidades de carreiras e se sintam mais motivados a estudar.

6 - Atividades com as famílias 

As famílias podem e devem fazer parte do Dia do Estudante! A escola pode convidar os familiares para assistirem as apresentações artísticas e propor que também se engajem nas ações sociais, estabelecendo uma atmosfera de união entre os adultos e os alunos. 

Além disso, é possível pensar em atividades especialmente para as famílias, como um café da manhã compartilhado ou palestras sobre temas atuais relacionados à Educação. Tudo isso fortalece os laços entre escola e família, criando um ambiente acolhedor para todos os envolvidos. 

Tenha tempo para planejar as atividades

Agora que você tem diversas inspirações para celebrar o Dia do Estudante, é hora de reservar um espaço na agenda para planejar as ações e colocá-las em prática. E nós podemos te ajudar com isso!

O isaac é a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas.
Nós cuidamos de questões burocráticas e financeiras, garantindo o pagamento em dia das mensalidades e oferecendo todo o suporte necessário às famílias.
Isso diminui os casos de inadimplência e abre espaço para o crescimento saudável da sua escola. Demais, né?

Sem se preocupar com essas burocracias, você tem mais tempo para investir naquilo que realmente importa: a Educação.
Clique aqui para conhecer nossas soluções financeiras e descubra a ideal para a sua escola!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: