Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Metodologias ágeis para as escolas ganharem produtividade

Saiba como as metodologias ágeis podem ser especialmente úteis para as especificidades da gestão das instituições de ensino

Publicado em
1/2/2024
06min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

De cada 100 gestores escolares, 53 acreditam que gastam mais tempo com tarefas burocráticas do que em ações voltadas para as práticas pedagógicas. Essa foi a conclusão a que chegou um levantamento realizado pelo Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP). 

O pesquisador Rudá Ricci, consultor do levantamento, calcula que 70% do trabalho do diretor escolar está ligado à burocracia. O levantamento aponta que a gestão do tempo representa um enorme desafio para as instituições de ensino.

Nesse contexto, as metodologias ágeis podem ser especialmente úteis para as especificidades da gestão das instituições de ensino. Elas surgiram inicialmente em empresas de Tecnologia da Informação (TI) e nos últimos anos ganharam espaço em companhias de todos os perfis de atuação. Podem contribuir para garantir que as escolas ganhem eficiência nos processos e produtividade nas rotinas, com benefícios, inclusive, para a gestão financeira no início de um novo ano letivo.

O que são metodologias ágeis?

Ao implementar um novo projeto na escola, ou ajustar uma prática a novas demandas que surgem ao longo do processo, um gestor pode encontrar dificuldades práticas importantes: por onde começar? Como e quando avaliar os resultados? De que forma garantir que a equipe trabalhe alinhada? As metodologias ágeis apresentam algumas respostas relevantes para estas perguntas. 

Mas, antes de mais nada, é importante saber o que são metodologias ágeis: trata-se de um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos. 

Elas proporcionam flexibilidade, o que ajuda a garantir que a entrega seja ajustada às necessidades de cada organização. A expressão “ágil”, aliás, faz referência à capacidade de adaptar os projetos, e não, necessariamente, à velocidade com que eles são conduzidos, ainda que em muitos casos as metodologias resultem também em maior velocidade.

Divisão em tarefas

Para garantir o sucesso da condução de projetos, as metodologias ágeis preveem a divisão de cada iniciativa em tarefas menores, que podem ser executadas rapidamente e, assim, gerar valor imediato – com a vantagem adicional de que os resultados podem ser avaliados e as práticas, ajustadas com maior facilidade se for o caso.

Estas práticas são especialmente úteis em um contexto de grandes transformações, como o atual. As escolas particulares foram desafiadas pela pandemia, tanto em sala de aula quanto nas equipes administrativas. Têm recuperado alunos enquanto investem em novas práticas inovadoras, baseadas em dados gerados diariamente.

De fato, de mais de 37 mil escolas privadas na educação básica em 2020, o setor chegou a quase 33 mil em 2022, e agora o cenário é de crescimento. Prova disso é o número de matrículas, 7,4 milhões, superando os valores de 2020, após uma queda expressiva em 2021. 

As novas demandas dos alunos, das famílias e dos profissionais de ensino instigam os gestores a buscar as soluções ágeis, que permitem acelerar a implementações de medidas capazes de impulsionar o crescimento como empresas.

12 princípios das metodologias ágeis

As metodologias ágeis se popularizaram a partir de 2001, quando 17 profissionais que já praticavam essa estratégia elaboraram um manifesto em que estabeleciam 12 princípios essenciais para o desenvolvimento de softwares – posteriormente ficou claro que as iniciativas se aplicam a todos os aspectos da gestão de projetos.

Os princípios são:

  1. Garantir a satisfação do cliente, entregando rápida e continuamente software funcional.
  2. Até mesmo mudanças tardias de escopo no projeto são bem-vindas.
  3. Software funcional é entregue frequentemente.
  4. Cooperação constante entre as pessoas que entendem do "negócio" e os desenvolvedores.
  5. Projetos surgem por meio de indivíduos motivados, devendo existir uma relação de confiança.
  6. A melhor forma de transmissão de informação entre desenvolvedores é através da conversa direta.
  7. Software funcional é a principal medida de progresso do projeto.
  8. Novos recursos de software devem ser entregues constantemente. 8. Clientes e desenvolvedores devem manter um ritmo até a conclusão do projeto.
  9. Design do software deve prezar pela excelência técnica.
  10. Simplicidade é essencial.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento.

3 benefícios de utilizar metodologias ágeis

Quando se aplica as metodologias ágeis a instituições de ensino, uma série de vantagens pode ser observada. Entre elas:

1. Economia de tempo: A divisão do projeto em iniciativas de curto prazo proporciona a capacidade de agir de forma mais efetiva, em prazos menores.

2. Custo de oportunidade: Com a redução do esforço de tempo e de pessoal para cada projeto, os resultados são alcançados de forma mais orgânica e menos desgastante.

3. Redução de investimento: Equipes bem coordenadas, agindo sob os preceitos das metodologias ágeis, entregam resultados não só mais rapidamente, mas também a custos mais baixos.

Previsibilidade financeira já!

Ao longo deste artigo, deve ter ficado claro que as metodologias ágeis formam um conjunto de soluções capazes de transformar a gestão escolar em todos os aspectos. Um deles é especialmente desafiador: manter o fluxo financeiro.

Garantir o recebimento das mensalidades em dia permite que a instituição de ensino estabeleça um planejamento mais sólido no curto e no longo prazo. Contar com um parceiro preparado para lidar com esta demanda pode fazer toda a diferença na capacidade de planejamento financeiro. 

Esta é a proposta do isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, que garante previsibilidade financeira, com mensalidades sempre em dia, todo mês, na data previamente combinada. 

O isaac também disponibiliza soluções de crescimento, que abrange gestão escolar, consultoria de marketing, atendimento para questões jurídicas e contáveis, pesquisa de cultura e recuperação de dívidas antigas.

Dessa forma, os gestores escolares ganham tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas. E o fazem, de fato: entre as mais de 1.500 escolas parceiras do isaac em todo o país, R$ 3 bilhões já foram garantidos em dia, com aumento de 9% no número de alunos matriculados.

Clique aqui para saber mais sobre o isaac.

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Gestão do tempo para gestores escolares 

Como deve ser a gestão educacional no mundo contemporâneo?

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.