Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Estratégias eficientes para o planejamento escolar 2023

Está em dúvida do que incluir no planejamento escolar do próximo ano letivo? Que tal dar uma olhada no conteúdo que preparamos e que pode te ajudar!

Publicado em
23/11/2022
04 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Falta menos de um mês para as tão esperadas férias escolares! Mas, até lá, os gestores ainda têm muito trabalho a fazer e, um deles, é o planejamento escolar de 2023.

Pensar nos objetivos, traçar metas, corrigir as falhas e definir novas melhorias são ações que devem começar a ser pontuadas agora para iniciar mais um ano letivo da forma mais assertiva possível.

Foi pensando em ajudar você, gestor, e em como organizar a escola para 2023 que resolvemos produzir esse conteúdo incrível, repleto de dicas fáceis e práticas. Confira!

Dicas para o planejamento escolar 2023

Antes de você, gestor, iniciar a organização do próximo ano letivo, é bastante importante saber as principais ações que precisam fazer parte desse processo.

Alguns fatores são fundamentais, até mesmo para o sucesso da sua instituição de ensino, pois são detalhes que podem te ajudar a se destacar da concorrência, contribuindo até mesmo para a captação e retenção de alunos.

Então, veja as principais dicas para o planejamento escolar 2023:

1. Analise os resultados

O primeiro grande passo para iniciar o planejamento do ano letivo é analisar tudo o que deu certo e tudo aquilo que não foi tão bom assim em 2022. Pode ser interessante até mesmo comparar alguns dados com anos anteriores.

Tente responder algumas perguntas, como: o que melhorou neste ano? O que ainda precisa de um olhar mais atencioso? Quais os pontos fortes e fracos da instituição? Como está a campanha de matrícula e rematrícula comparado com o ano passado?

As respostas dessas perguntas podem te ajudar a entender melhor o que ainda pode ser melhorado e o que é o diferencial na sua escola.

2. Estabeleça os objetivos

Após iniciar a primeira parte do planejamento 2023, sabendo os pontos que precisam ser melhorados, é a hora de estabelecer os principais objetivos da gestão escolar para o próximo ano letivo. Converse com sua equipe pedagógica para saber os pontos que precisam de melhorias.

Analise todas as informações sobre os fatores que podem ser aperfeiçoados e, então, defina as prioridades. O planejamento escolar 2023 pode ser construído a partir de metas de curto, médio e longo prazo.

Para ter mais chances de alcançar os objetivos, deixe todas as ações bem detalhadas. Assim, você pode ir consultado ao longo do ano e facilita também para tirar as dúvidas que forem surgindo.

3. Ouça a comunidade escolar

Você já parou para refletir em como organizar a escola para 2023 pode ficar ainda mais difícil se não souber o que as famílias dos alunos mais gostam da sua escola ou o que elas gostariam que fosse diferente?

Mais que atender as necessidades dos educadores, o planejamento do ano letivo também precisa contemplar as demandas de toda a comunidade escolar.

Imagina o quanto pode ser problemático se uma gestão escolar resolve estabelecer como meta para 2023 o ensino bilíngue, mas depois de todo o investimento, ela acaba descobrindo que, na verdade, o que a maioria das famílias da escola gostaria é de que o foco fosse na saúde mental dos alunos...

Por isso, ouvir os responsáveis pelos estudantes, entender o que os têm deixado satisfeitos com a escola e o que eles acreditam que pode melhorar, é fundamental.

E você, gestor, pode aproveitar a última reunião de pais, que geralmente ocorre entre novembro e dezembro, para fazer essas perguntas para as famílias.

Ou, então, pode partir para uma pesquisa de satisfação, em que a partir de questionários on-line os responsáveis podem responder anonimamente sobre os pontos que forem questionados sobre a escola, sobre a direção e sobre os professores, por exemplo.

4. Gestão financeira escolar

Para manter em equilíbrio o fluxo de caixa da instituição de ensino ao longo do ano letivo, é importante incluir a gestão financeira no planejamento escolar 2023.

Vale a pena elaborar estratégias pensando na redução de custos. E isso vale mesmo para as instituições de ensino que não estão passando por dificuldades com o capital de giro.

Verifique se há gastos para serem cortados ou otimizados. Isso ajuda, e muita, na manutenção da saúde financeira da escola.

Aproveite para fazer uma planilha atualizada com o controle das despesas, como folha de pagamento, aluguel, contas fixas, etc. Essas informações são indispensáveis para manter sob controle a gestão financeira escolar.

E, infelizmente, se a sua escola possui inadimplentes, também é necessário organizar esses valores que estão atrasados e definir quando sua equipe de atendimento dará início às cobranças.

5. Acolhimento dos novos alunos

Entre as principais dicas para o planejamento escolar 2023, não poderíamos deixar de citar a importância de pensar com muito carinho as ações que serão realizadas para o acolhimento dos novos alunos no início do próximo ano letivo.

Rodas de conversas, dinâmicas em grupo, um passeio pela escola para conhecer os espaços e os colabores são exemplos do que pode ser feito para recepcionar muito bem os estudantes que estão chegando na instituição de ensino.

Há algumas escolas que iniciam as aulas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, dos anos iniciais, primeiramente para os alunos novos, que têm essa adaptação exclusiva durante dois ou três dias.

Pode ser uma boa ideia para proporcionar um melhor acolhimento para quem está chegando, com a atenção toda voltada para esses estudantes e suas famílias.

É um cuidado que pode fazer a diferença e contribuir para a fidelização dos alunos, ajudando em futuras campanhas de matrícula e rematrícula.

Inovação no planejamento escolar

No mercado educacional, há algumas soluções inovadoras que podem facilitar o planejamento escolar 2023, como é o caso do isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas particulares.

O isaac garante a receita mensal da sua escola, sem atrasos ou qualquer outra complicação. Dessa forma, você, gestor, consegue ter previsibilidade sobre o fluxo de caixa, facilitando na hora de estabelecer os objetivos do planejamento do ano letivo, por exemplo.

Ou seja, a partir dessa parceria a escola não precisa mais se preocupar com a inadimplência. Sendo assim, você, gestor, tem mais chances de ter sucesso no planejamento 2023, já que saberá exatamente os valores necessários para manter o bom funcionamento da instituição.

Para saber outras vantagens de ser uma escola parceira do isaac, acesse nosso site: isaac.com.br.

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Métodos eficazes de planejamento escolar para o segundo semestre

Como o isaac pode ser seu amigo no planejamento escolar

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: