As parceiras da maior plataforma de soluções financeiras para escolas têm um aumento de 10% na receita e mais de 50% de matrículas antecipadas. Saiba mais!
A campanha de matrícula e rematrícula é o momento mais importante do ano para uma escola. É neste momento que o esforço realizado ao longo do ano é avaliado pelas famílias, que tomam a decisão de permanecer na mesma instituição de ensino ou buscar outras alternativas.
Também é o período que vai definir o ano seguinte da instituição de ensino. Afinal, é com base no número de alunos, e da forma como eles estão distribuídos de acordo com a idade, que a escola vai tomar decisões cruciais, envolvendo a reforma de espaços, a contratação de novos professores ou até mesmo a abertura de novas unidades.
Esta não é uma tarefa simples, já que demanda um esforço multidisciplinar. Envolve especialistas em contrato, em marketing, em atendimento, assim como profissionais capazes de explicar a linha pedagógica da escola.
É para apoiar este momento tão decisivo para as instituições de ensino que o isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, está mobilizado para apoiar seus mais de 1.800 parceiros, distribuídos em todo o território nacional, e que atendem a mais de 650 mil alunos.
O isaac contribui de forma decisiva para o desempenho das escolas parceiras. Mas a plataforma vai além, e contribui com uma série de soluções capazes de fortalecer as campanhas das escolas.
As escolas parceiras do isaac contam com as mensalidades em dia, de forma que a previsibilidade financeira fica garantida. Além disso, a plataforma tem total transparência e controle financeiro para os gestores, o que permite acompanhar a performance da escola em poucos cliques.
Para os pais, a facilidade de pagamento, de forma digital, tende a provocar uma redução da inadimplência, com a consequente melhoria no relacionamento entre instituições de ensino e famílias.
Estes fatores já garantem, por si sós, um melhor desempenho nas campanhas de matrícula e rematrícula, a ponto de as escolas parceiras registrarem:
Mas os benefícios vão ainda mais longe. Confira agora outros 5 diferenciais de contar com o isaac durante a campanha de matrícula e rematrícula:
1. Parcelamento facilitado
As famílias podem parcelar a matrícula em até 5 vezes no cartão, enquanto a escola recebe à vista. E podem negociar utilizando os canais que preferirem, inclusive o digital.
2. Visibilidade do funil de matrículas
O acesso completo à evolução das matrículas na plataforma representa um diferencial importante: 95% das escolas parceiras afirmam que, com o isaac, tem mais visibilidade e transparência na operação.
3. Integração com maior transparência e facilidade
A visualização das pendências nas cobranças criadas nos sistemas de gestão proporciona maior transparência sobre quais alunos estão bloqueados para rematrícula, melhorando a eficiência para resolver essas situações.
4. Seguro Familiar e Seguro Acidentes
As famílias podem contar com um serviço pioneiro, que entrega um apoio importante em momentos delicados, enquanto as escolas podem compartilhar o fato de que, em caso de incidentes, estão seguradas.
*Até hoje, mais de mil responsáveis financeiros foram beneficiados, e mais de R$3 milhões em mensalidades foram cobertas.
Leia mais: Seguro Familiar isaac e Seguro acidentes Pessoais Escolar isaac.
5. Antecipação do repasse
O serviço ajuda nos custos de fim de ano, como 13º e férias. É por isso que mais de 94% das escolas parceiras afirmam que, com o isaac, tem mais tranquilidade para investir em projetos de crescimento da escola.
A fim de municiar os gestores e os responsáveis pelas campanhas, o isaac produziu um conteúdo qualificado, com base nas lições de 9 especialistas envolvidos em diferentes áreas cruciais para as escolas, como marketing, gestão de pessoas, gestão financeira e questões jurídicas.
O resultado está no “Guia completo para uma campanha de matrículas de sucesso”, um e-book inédito e gratuito.
Entre os temas que o conteúdo aborda em detalhes estão:
1. Planeje sua campanha com calma
Sem um planejamento adequado, dificuldades em cumprir as metas podem custar caro. Uma estratégia bem definida e uma equipe bem treinada são capazes de entregar resultados.
O isaac apoia as escolas nesta missão, com uma nova ferramenta de campanha de rematrícula.
2. Monte um time de matrículas alinhado e motivado
Uma equipe alinhada, motivada e incentivada faz toda a diferença quando se trata de captar e reter. Se as pessoas que lidam com as famílias diariamente não têm contexto, fica mais difícil fechar vendas.
Metas precisam ser ambiciosas, mas não inalcançáveis. E bem comunicadas, para garantir a adesão.
3. Leve a cultura organizacional para a retenção de alunos
A campanha de matrículas começa no primeiro dia do ano letivo, desde que a escola esteja comprometida. Precisamos de foco absoluto em qualidade, com disciplina e propósito alinhado à sua missão.
Pesquisas de opinião ajudam a fazer o diagnóstico de momento. E atividades extracurriculares são estratégicas.
4. Trabalhe posicionamento de marca para se diferenciar dos concorrentes
Toda escola, por menor que seja o orçamento de marketing, pode aprender e replicar lições de sucesso. Para isso, precisa definir quais são as propostas e os diferenciais em relação aos concorrentes.
Com base nesta leitura da escola e de seus clientes, as campanhas de comunicação podem ser desenhadas.
5. Foque no crescimento da escola o ano inteiro
As escolas que mais crescem não são, necessariamente, aquelas que têm o melhor projeto pedagógico. O projeto pedagógico é crucial, mas a gestão focada no crescimento é cada dia mais relevante.
É tentador focar nos defensores e nos detratores. Mas são os demais que definem o sucesso das ações.
6. Coloque em prática os benefícios do marketing inbound & outbound
Outdoors, anúncios de rádio e de TV e panfletos ainda têm seu valor quando se trata de comunicação, mas o marketing proativo, que busca os clientes onde eles estão, é uma tendência sem volta.
Redes sociais também são fundamentais, considerando as especificidades de linguagem cada uma.
7. Desenhe o melhor contrato de serviços educacionais
Leis não são apenas burocracia: elas representam um ponto de apoio na segurança jurídica.
Tudo o que uma escola anuncia antes de fechar uma matrícula já tem valor legal perante as famílias.
As escolas estabelecem contratos anuais com os quais estão comprometidas. Mas podem recusar inadimplentes.
8. Defina critérios claros para a precificação de mensalidades e cursos
Estatisticamente, descontos não são revertidos em mais matrículas. Podem até atrapalhar uma escola.
Reajustar a mensalidade é uma decisão difícil, porque é realizada sem dados atualizados.
Por isso mesmo, numa escola com boa relação com os pais, projetar o aumento para mais pode funcionar.
9. Converta mais interessados com gestão de funil e controle de leads
Matrículas são atos de vendas, e técnicas avançadas que funcionam em outros setores também se aplicam.
Captação de leads e funis de vendas são estratégias que dão certo, também em escolas.
Garantir que essas estratégias sejam bem executadas podem acelerar o crescimento da sua escola.
Gostou? Continue por aqui e confira as soluções do isaac.