Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Confira 5 dicas que podem deixar o Dia das Bruxas mais legal, criativo, educativo e o melhor de tudo: super assustador!
Muuua-rá-rá-rá… A época mais assustadora do ano está à solta!
Halloween ou Dia das Bruxas, o dia 31 de outubro é a famosa comemoração na qual crianças, jovens e até mesmo os adultos, se fantasiam de monstros, vampiros, personagens icônicos, zumbis e muito mais.
Sem contar a brincadeira mais popular, quando, principalmente os mais novos, saem às ruas e casas perguntando “doces ou travessuras?”.
Muitas escolas aproveitam essa data para organizar atividades lúdicas relacionadas ao tema para entreter os alunos das formas mais divertidas, informativas, e claro, com ousados toques de terror.
Veja as dicas (horripilantes) que podem te ajudar a comemorar com as crianças e adolescentes esse dia tão legal e criativo na sua escola, gestor.
Além das brincadeiras, doces, sustos e fantasias, o Halloween tem diversos pontos históricos que originaram a sua comemoração. Para tornar a data festiva, mas também ensinar os alunos e trazer o tema para dentro das salas de aula, proponha aos educadores que realizem atividades que abordem essa celebração.
Para não ficar repetitivo e para que todos possam aprender, separe a classe em grupos para que cada time pesquise sobre determinado assunto. Seguem algumas sugestões de temas:
Para a apresentação do trabalho ficar ainda melhor, os alunos podem se fantasiar e até montar pequenas apresentações encenando os acontecimentos. Já pensou que engraçado?
O Halloween é marcado, principalmente, pela criatividade. E o que que combina mais com isso do que uma decoração de arrepiar? Uma das dicas mais legais é poder decorar corredores, salas de aula, pátio de lazer, secretaria e demais espaços da sua escola.
As escolhas mais comuns são desenhos de fantasmas, esqueletos, abóboras, aranhas, vampiros, bruxas e zumbis. Tudo o que for característico é válido para criar uma atmosfera assustadora. Imprima as melhores ilustrações que encontrar na internet e espalhe pelas paredes.
Uma dica é envolver os alunos neste processo, tornando a dinâmica mais interativa: dê a eles cartolinas, papéis, canetas e lápis de colorir para que desenhem a suas visões da data. Faça um mural para expor as obras de artes!
Como já falamos no início, o Halloween é uma data famosa onde pessoas de todas as idades podem se fantasiar e assumir um personagem por um dia. Por isso, é importante que a escola dê o exemplo. Incentive professores e demais funcionários a entrarem nesse clima sombrio.
Entendemos que fantasias são caras e muitas famílias não possuem condições para investir, mas usar roupas nas tonalidades do Dia das Bruxas com maquiagem e acessórios já é uma ótima forma de entrar no clima gastando pouco.
Separe as câmeras e celulares, pois terão vários cliques imperdíveis que precisam ser registrados. As imagens podem ser enviadas aos responsáveis e ainda garantem um belo post para atualizar o perfil nas redes sociais da sua escola.
Monte uma mesa no pátio do intervalo com potes que contenham balas, chocolates e outras guloseimas para que os alunos possam se deliciar!
Lembre-se de dar a cada estudante uma sacolinha para que possam guardar os docinhos. E o mais importante, peça para que algum funcionário seja o responsável por essas entregas, todos precisam ganhar na mesma quantidade, né?
Uma dica bem legal é a sua escola se programar para uma sessão com filmes e desenhos. Confira alguns filmes que são leves sem deixar de lado o Dia das Bruxas:
Quem disse que não existe fórmula mágica para comemorar essa data especial? Com essas dicas a sua escola terá um Halloween super legal, criativo e assustador!