Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

5 dicas para fazer a sua escola crescer

Assim como as empresas, escolas particulares devem, não apenas se manter, mas também sempre crescer. Veja dicas especiais para impulsionar a sua IE, gestor!

Publicado em
3/1/2023
05 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Uma das características da gestão escolar de sucesso é levar em conta o fato de que, além de ser uma instituição fundamental para a formação pessoal e acadêmica de seus alunos, a sua escola particular é, primeiramente, uma empresa. E, portanto, é muito importante pensar não apenas no seu presente, mas também no seu futuro, gestor. 

Na área privada, quando se olha para frente, se olha sempre com lentes de crescimento. Se manter é fundamental, mas saber como ampliar a sua escola é indispensável. Então, talvez tenha chegado a hora de se deparar com aquela pergunta que não quer calar: como fazer minha escola crescer?

E para te ajudar nessa tarefa, nós separamos 5 dicas especiais que vão te ajudar a construir um caminho que leve a sua instituição a um crescimento sólido e sustentável.

Comece por um bom planejamento

Como em toda empresa, planejamento é fundamental, não é mesmo? Nessa fase é importante fazer um ponto de situação de onde a sua escola está agora e de onde você deseja que ela chegue a médio e longo prazo. 

Este planejamento também deve prever os meios necessários para que os seus objetivos sejam alcançados. Vale lembrar que uma escola com mais alunos também necessita de mais espaço, mais materiais e mais profissionais. 

Essa expansão necessita ser bem pensada para que ela não afete o calendário escolar, como no caso de reformas, e para que seja feita de forma financeiramente responsável. 

Colocar as ações todas em um cronograma, já que não é possível fazer tudo de uma vez, é um ótimo primeiro passo. Também calcule os custos e deixe tudo organizado em planilhas. Por fim, esse planejamento também deve prever como os resultados serão monitorados para que seja possível ter sempre claro se o plano está andando como previsto.

Mas atenção! Não se esqueça de alocar parte dos investimentos em ações de marketing. Afinal, só tem uma forma de novas famílias saberem da qualidade da sua escola e do ensino que ela oferece: através da comunicação.

Coloque a gestão financeira em dia

A gente já comentou sobre responsabilidade financeira no item anterior, mas essa é uma questão tão central para qualquer expansão, que vale ser aprofundada. Lembre-se de que a sua instituição só poderá crescer de forma sustentável, se tiver o fluxo de caixa escolar em dia

Para isso, primeiramente, é importante ter um bom sistema de cobrança de mensalidades escolares. Claro que a situação ideal é aquela que apresenta inadimplência zero. Mas, mesmo que isso não seja possível, não deixe de tentar diminuir ao máximo a repercussão dos atrasos nos seus planos de crescimento. 

Lembre-se sempre do impacto das contas a pagar e a receber na gestão escolar e mantenha a situação sob controle, gestor

Diminuir a inadimplência pode, inclusive, evitar a evasão escolar no momento das famílias realizarem a rematrícula de seus filhos, já que estudantes com mensalidades atrasadas não podem realizar a matrícula no novo ano. 

O ideal é ter uma equipe qualificada, responsável por tratar das questões financeiras da instituição, principalmente do pagamento e recebimento de contas. Só uma escola com saúde financeira pode crescer sem comprometer a sua qualidade.

Ofereça flexibilidade

Já parou para pensar o que os serviços de streaming e os aplicativos de carro têm em comum? Entre outras coisas, eles trouxeram mais praticidade e flexibilidade em áreas antes engessadas. Agora, não precisamos mais ver só o que está passando na TV, nem ir até um ponto de táxi quando precisamos nos deslocar. 

A sua escola também pode se beneficiar de oferecer flexibilidade às famílias dos alunos, que podem não apenas ser mais facilmente fidelizados, mas também se tornar porta-vozes da sua instituição. 

Oferecer diferentes canais de comunicação e até mesmo diversas formas do responsável financeiro pagar as mensalidades podem fazer muita diferença na vida de famílias que precisam de mais praticidade e tempo. E esse é o tipo de dica que a gente gosta de passar para frente. A melhora na captação e retenção de alunos pode ser um resultado dessa flexibilidade, sabia?

Invista de volta na escola

Com as finanças em dia e talvez até uma melhoria nas entradas do seu fluxo de caixa, não esqueça de investir parte dos ganhos de volta na escola. Crescer é importante, mas só será verdadeiramente sustentável se isso for feito com qualidade. 

Mantenha os equipamentos em bom estado, a sede sempre organizada por uma boa equipe de limpeza e os materiais sempre atualizados. Aí sim, o próximo passo é a expansão. Aumentar o laboratório, criar uma nova quadra de esportes, comprar novos brinquedos para o parquinho da área infantil, investir em novas tecnologias e o que mais a sua escola necessitar.

Foque no projeto pedagógico

Acima de tudo, não se esqueça que o projeto pedagógico é o verdadeiro núcleo do seu negócio e, portanto, aquele que mais necessita de investimento não apenas financeiro, mas também de tempo. 

Porém, quanto mais a sua escola cresce, mais fácil será perder o fio da meada. Serão mais alunos, mais pais com quem tratar, mais pessoas circulando pelo espaço. Ou seja, os desafios serão muito maiores. E, com isso, cresce o risco de se perder o foco. 

A melhor maneira de prevenir que isso aconteça é encontrando os parceiros certos para áreas não pedagógicas como, por exemplo, o setor financeiro. Isso deixa a gestão escolar livre para se concentrar na sua equipe e no seu projeto de ensino. 

Oferecer excelência nessa área é uma das mais importantes dicas para crescer a escola. Afinal, é o ensino que fará os alunos de hoje ficarem e novos estudantes chegarem.

Pronto para expandir, gestor?

Agora você já tem ótimas ideias para começar a planejar e fazer a sua escola crescer. São dicas que ajudam a sua instituição a diminuir a evasão escolar, aumentar a captação e retenção de alunos, e a criar diferenciais que fazem com que você se destaque em relação aos seus concorrentes. 

Com essa base, fica mais simples iniciar o processo de expansão de forma responsável e saudável do ponto de vista monetário. E, se precisar de um parceiro para assumir os desafios financeiros, deixando a gestão escolar mais livre para este futuro crescimento, conte com o isaac.

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: