Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Finanças

5 dicas de gestão escolar para lidar com a inadimplência

Resolva os atrasos ou a falta de pagamentos com mais tranquilidade e garanta a saúde financeira da sua escola sem prejudicar o relacionamento com as famílias

Publicado em
4/11/2022
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Em 2021, uma pesquisa do Instituto Escolas Exponenciais apontou que, mesmo que o cenário econômico melhorasse, 21% dos pais estavam avaliando a possibilidade de trocar seu filho de escola no próximo ano.

Desses, 41% procuraram escolas com mensalidades mais baratas e 40% pretendiam negociar o valor da mensalidade na escola atual. E, ainda, uma pequena parcela, de 1,7%, pensava em tirar os filhos da escola particular, transferindo-os para o ensino público.

A verdade é que oferecer um ensino de qualidade pode ser uma tarefa custosa — e isso se reflete na mensalidade escolar. É correto afirmar também, por outro lado, que nem sempre a família ou responsáveis pelo pagamento do estudo estão na melhor situação financeira possível e que atrasos e inadimplências, infelizmente, podem ocorrer.

Do lado da escola, é imprescindível prezar pela saúde financeira da instituição, para garantir o seu bom funcionamento, bem como os serviços oferecidos a seus estudantes.

Afinal, um bom orçamento, sempre no azul, é sinônimo de pagamento dos funcionários em dia, possibilidades de melhorias de infraestrutura e com reposição de materiais sem atraso, sempre que necessário. É sinônimo de tranquilidade, não é mesmo?

Por conta disso, é fundamental reduzir a inadimplência escolar. Mas é claro que essa não é uma tarefa simples. Por isso, separamos cinco dicas para você, gestor, lidar com a inadimplência em sua escola:

Conheça a legislação

A Lei federal de n° 9.870/99 foi sancionada, em 23 de dezembro de 1999, com o objetivo de regularizar alguns direitos dos estudantes e das instituições de ensino referentes às mensalidades escolares.

Fica estabelecido, então, que a instituição de ensino não pode impedir que o estudante tenha acesso a todos os seus direitos acadêmicos, no semestre ou ano letivo, por conta da inadimplência.

Assim, mesmo com os atrasos no pagamento, as crianças e os adolescentes matriculados têm o direito de participar de todas as atividades pedagógicas, incluindo as provas, além de ter acesso autorizado ao diploma de conclusão dos estudos, se esse for o caso. 

Por outro lado, o aluno inadimplente não poderá renovar sua matrícula e poderá perder o vínculo com a instituição, que também não é obrigada a ofertar novas condições de pagamento para quem está inadimplente.

Como o atraso no pagamento de mensalidade se caracteriza como descumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais, regido por outra lei, essa de nº 8.078/90 e incluída no CDC - Código de Defesa do Consumidor, o gestor também pode recorrer judicialmente para que sejam efetuados os pagamentos das mensalidades em atraso.

Entenda as causas da inadimplência

Muitas vezes, o atraso ou a falta do pagamento podem estar ligados a um momento específico na vida financeira da família. Perda de emprego, atrasos salariais, emergências familiares. E essas situações podem ser, inclusive, temporárias.

Para ter certeza do que está ocasionando a inadimplência, entretanto, e até mesmo evitar situações como essa, é muito importante manter atualizado o perfil financeiro das famílias e seus respectivos cadastros, além de ter em mãos o seu histórico de pagamentos.

Trata-se de uma família que sempre apresenta problemas relacionados a pagamentos ou essa é a primeira vez? Conhecer a realidade de cada cliente pode fazer a diferença para manter as finanças em dia e também para cobrar as famílias — tópico que será abordado com mais detalhes em seguida.

Cobrar faz parte do negócio

Estar em uma posição de cobrador não é nada confortável, não é mesmo? Mas, infelizmente, a cobrança de famílias inadimplentes também faz parte da gestão escolar.

Mas como fazer isso de maneira respeitosa e sem perder o tão importante vínculo que é construído dia após dia com os estudantes e suas famílias? De fato, esse é um cuidado que todo gestor precisa ter.

Contar com uma equipe treinada e especializada, que faça a cobrança de forma educada e dentro da legislação é crucial para que não haja problema e, principalmente, para que as famílias não se sintam pressionadas ou constrangidas.

No fim das contas, o objetivo final não é se indispor com os clientes ou perder os estudantes por falta de prudência no trato. A grande meta é receber os valores em atraso e garantir o bom funcionamento da instituição, além, é claro, de manter os alunos na escola.

Facilite o pagamento 

Muitas vezes, algumas pequenas mudanças em relação a como o pagamento é cobrado, de uma forma geral, podem trazer grandes benefícios para a saúde financeira da escola.

A flexibilização dos meios de pagamento, fazendo com que haja outras opções além do boleto, já pode fazer toda a diferença. Oferecer descontos para famílias que paguem a mensalidade de forma adiantada também pode compensar — é uma solução benéfica para ambas as partes.

Outra dica é negociar as dívidas de famílias que estejam passando por uma situação financeira difícil e sempre manter a comunicação em dia com os clientes: que tal criar comunicados para lembrar da data do vencimento da mensalidade?

Conte com uma plataforma para auxiliar na gestão financeira

Todas essas soluções, apesar de eficientes, podem ser bastante trabalhosas, certo? É por isso que, em muitos casos, vale a pena contar com um serviço especializado que entenda as dores do seu negócio e possa ser um parceiro, te impulsionando para os melhores resultados e ajudando a ter menos dores de cabeça.

O isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, nasceu justamente para cumprir esses — e muitos outros — papéis na gestão de uma instituição escolar. 

Acredite se quiser, o nosso serviço é capaz de garantir a receita mensal da sua instituição, para que você, gestor, não precise mais se preocupar com a inadimplência, concentrando o tempo e energia nas necessidades da escola. 

A plataforma também oferece uma equipe exclusiva de suporte para tirar dúvidas e fazer cobranças, resolvendo muitos dos problemas burocráticos, mantendo a saúde financeira da escola, seu bom funcionamento e um excelente relacionamento com os clientes.

Se você acha que um serviço como esse pode te ajudar, acesse o nosso site e confira todas as informações do isaac e faça uma cotação com o nosso Time de Apoio!

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Não se preocupe, você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.
Pronto! Agora você vai receber os conteúdos do isaac.
Oops! Preencha corretamente.