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Resolva os atrasos ou a falta de pagamentos com mais tranquilidade e garanta a saúde financeira da sua escola sem prejudicar o relacionamento com as famílias
Em 2021, uma pesquisa do Instituto Escolas Exponenciais apontou que, mesmo que o cenário econômico melhorasse, 21% dos pais estavam avaliando a possibilidade de trocar seu filho de escola no próximo ano.
Desses, 41% procuraram escolas com mensalidades mais baratas e 40% pretendiam negociar o valor da mensalidade na escola atual. E, ainda, uma pequena parcela, de 1,7%, pensava em tirar os filhos da escola particular, transferindo-os para o ensino público.
A verdade é que oferecer um ensino de qualidade pode ser uma tarefa custosa — e isso se reflete na mensalidade escolar. É correto afirmar também, por outro lado, que nem sempre a família ou responsáveis pelo pagamento do estudo estão na melhor situação financeira possível e que atrasos e inadimplências, infelizmente, podem ocorrer.
Do lado da escola, é imprescindível prezar pela saúde financeira da instituição, para garantir o seu bom funcionamento, bem como os serviços oferecidos a seus estudantes.
Afinal, um bom orçamento, sempre no azul, é sinônimo de pagamento dos funcionários em dia, possibilidades de melhorias de infraestrutura e com reposição de materiais sem atraso, sempre que necessário. É sinônimo de tranquilidade, não é mesmo?
Por conta disso, é fundamental reduzir a inadimplência escolar. Mas é claro que essa não é uma tarefa simples. Por isso, separamos cinco dicas para você, gestor, lidar com a inadimplência em sua escola:
A Lei federal de n° 9.870/99 foi sancionada, em 23 de dezembro de 1999, com o objetivo de regularizar alguns direitos dos estudantes e das instituições de ensino referentes às mensalidades escolares.
Fica estabelecido, então, que a instituição de ensino não pode impedir que o estudante tenha acesso a todos os seus direitos acadêmicos, no semestre ou ano letivo, por conta da inadimplência.
Assim, mesmo com os atrasos no pagamento, as crianças e os adolescentes matriculados têm o direito de participar de todas as atividades pedagógicas, incluindo as provas, além de ter acesso autorizado ao diploma de conclusão dos estudos, se esse for o caso.
Por outro lado, o aluno inadimplente não poderá renovar sua matrícula e poderá perder o vínculo com a instituição, que também não é obrigada a ofertar novas condições de pagamento para quem está inadimplente.
Como o atraso no pagamento de mensalidade se caracteriza como descumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais, regido por outra lei, essa de nº 8.078/90 e incluída no CDC - Código de Defesa do Consumidor, o gestor também pode recorrer judicialmente para que sejam efetuados os pagamentos das mensalidades em atraso.
Muitas vezes, o atraso ou a falta do pagamento podem estar ligados a um momento específico na vida financeira da família. Perda de emprego, atrasos salariais, emergências familiares. E essas situações podem ser, inclusive, temporárias.
Para ter certeza do que está ocasionando a inadimplência, entretanto, e até mesmo evitar situações como essa, é muito importante manter atualizado o perfil financeiro das famílias e seus respectivos cadastros, além de ter em mãos o seu histórico de pagamentos.
Trata-se de uma família que sempre apresenta problemas relacionados a pagamentos ou essa é a primeira vez? Conhecer a realidade de cada cliente pode fazer a diferença para manter as finanças em dia e também para cobrar as famílias — tópico que será abordado com mais detalhes em seguida.
Estar em uma posição de cobrador não é nada confortável, não é mesmo? Mas, infelizmente, a cobrança de famílias inadimplentes também faz parte da gestão escolar.
Mas como fazer isso de maneira respeitosa e sem perder o tão importante vínculo que é construído dia após dia com os estudantes e suas famílias? De fato, esse é um cuidado que todo gestor precisa ter.
Contar com uma equipe treinada e especializada, que faça a cobrança de forma educada e dentro da legislação é crucial para que não haja problema e, principalmente, para que as famílias não se sintam pressionadas ou constrangidas.
No fim das contas, o objetivo final não é se indispor com os clientes ou perder os estudantes por falta de prudência no trato. A grande meta é receber os valores em atraso e garantir o bom funcionamento da instituição, além, é claro, de manter os alunos na escola.
Muitas vezes, algumas pequenas mudanças em relação a como o pagamento é cobrado, de uma forma geral, podem trazer grandes benefícios para a saúde financeira da escola.
A flexibilização dos meios de pagamento, fazendo com que haja outras opções além do boleto, já pode fazer toda a diferença. Oferecer descontos para famílias que paguem a mensalidade de forma adiantada também pode compensar — é uma solução benéfica para ambas as partes.
Outra dica é negociar as dívidas de famílias que estejam passando por uma situação financeira difícil e sempre manter a comunicação em dia com os clientes: que tal criar comunicados para lembrar da data do vencimento da mensalidade?
Todas essas soluções, apesar de eficientes, podem ser bastante trabalhosas, certo? É por isso que, em muitos casos, vale a pena contar com um serviço especializado que entenda as dores do seu negócio e possa ser um parceiro, te impulsionando para os melhores resultados e ajudando a ter menos dores de cabeça.
O isaac, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, nasceu justamente para cumprir esses — e muitos outros — papéis na gestão de uma instituição escolar.
Acredite se quiser, o nosso serviço é capaz de garantir a receita mensal da sua instituição, para que você, gestor, não precise mais se preocupar com a inadimplência, concentrando o tempo e energia nas necessidades da escola.
A plataforma também oferece uma equipe exclusiva de suporte para tirar dúvidas e fazer cobranças, resolvendo muitos dos problemas burocráticos, mantendo a saúde financeira da escola, seu bom funcionamento e um excelente relacionamento com os clientes.
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