Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Pedagógico

6 dicas para aumentar o engajamento escolar dos pais em 2023

Ao fazer o planejamento escolar para o próximo ano letivo, um ponto importante e que deve ser considerado pelos gestores é a boa comunicação com as famílias

Publicado em
6/12/2022
05 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Manter uma boa comunicação com as famílias dos alunos pode ser um grande diferencial de uma instituição de ensino, contribuindo até mesmo para diminuir a taxa de evasão escolar e, ainda, impulsionar as campanhas de matrícula e rematrícula.

Afinal, quando os responsáveis pelos estudantes estão satisfeitos com a escola, eles se sentem acolhidos, confiam mais na gestão escolar e sabem que as portas estão abertas sempre que precisarem.

Essa é a receita perfeita para que as famílias acompanhem os filhos no dia a dia, possibilitando que eles apresentem um bom desempenho, conquistando uma melhor performance nos estudos e, consequentemente, a escola atinge melhores resultados.

É por isso que, ao realizar o planejamento escolar 2023 é fundamental considerar algumas reflexões sobre como melhorar a comunicação com as famílias.

Para ajudar você, gestor, a olhar com bastante atenção e cuidado nessa relação com as famílias, que é algo importante e que deve ser mantido ao longo de todo o ano letivo, preparamos 6 dicas valiosas. Confira!

 

1. Canal de comunicação

Ao iniciar o planejamento 2023, é interessante lembrar que os responsáveis pelos alunos precisam estar felizes e satisfeitos com a instituição de ensino para manterem os filhos matriculados.

O que ajuda bastante a continuar com esse engajamento das famílias é estabelecer um canal oficial para conversar, como os aplicativos de mensagem especializados em comunicação escolar.

Por ali, a gestão escolar pode mandar os recados, como reuniões e eventos, além de enviar fotos do dia a dia dos alunos, para que as famílias possam acompanhar a rotina dos filhos.

2. Comunicação empática

Após estabelecer um canal oficial para conversar com os responsáveis pelos alunos, entre as principais dicas para o planejamento escolar 2023 que podemos deixar você, gestor, é a necessidade dessa comunicação ser bastante empática.

Isso contribui e muito na aproximação das famílias. Pois, como você já deve saber, não basta apenas transmitir os recados relacionados com a escola e com a rotina das crianças e dos adolescentes.

A maneira como isso é comunicado também faz toda a diferença. Converse com sua equipe para que a abordagem com as famílias seja sempre acolhedora.

3. Realize eventos na escola

Se você, gestor, está aproveitando essa reta final do segundo semestre pensando em como organizar a escola para 2023, da melhor maneira possível, pode ser uma boa incluir no calendário alguns eventos voltados para as famílias, além das reuniões de pais.

Comemorar o Dia da Família, promover uma feira de ciências, realizar palestras e workshops, por exemplo, são apenas sugestões de algumas atividades que podem acontecer no próximo ano letivo na sua escola.

Essas comemorações, envolvendo os responsáveis pelos alunos, são ótimas maneiras para conseguir aumentar o engajamento de toda a comunidade escolar e, inclusive, manter o longo do ano.

É uma oportunidade para fortalecer os vínculos, o que ajuda as famílias a se sentirem mais próximas da escola, ficando mais seguras, felizes e confiantes com a escolha que fizeram.

 

4. Preze pela transparência

É um desafio e tanto pensar em como melhorar a comunicação com as famílias, não é mesmo? O que pode ajudar a ter sucesso neste processo é focar em manter sempre a transparência.

Muitas vezes, ao longo do ano letivo, pode acontecer de a gestão escolar precisar tomar decisões que podem ser de difícil compreensão pelas famílias, como – infelizmente – o desligamento de um colaborador.

Por isso, o diálogo com os responsáveis pelos alunos, seja presencial ou por meio de comunicados oficiais, devem ser sempre baseados na transparência e no acolhimento.

Quando surgirem dúvidas e questionamentos, mantenha a escuta ativa e explique o que for necessário de maneira empática.

Mesmo sendo difícil, isso é fundamental para as famílias continuarem satisfeitas e confiando na escola.

5. Convide as famílias para participar das atividades

Ao preparar o planejamento do ano letivo, vale a pena pensar em ações educativas que podem ser desenvolvidas ao longo do ano pelos alunos e que contem com a participação das famílias.

Durante a pandemia da Covid-19, no período do isolamento social, os responsáveis pelos alunos participaram bastante da vida escolar dos filhos. 

Mesmo que em uma intensidade menor, essa presença da família nos estudos é interessante manter, já que contribui até mesmo para o bom desempenho escolar.

Pensando nisso, é possível planejar atividades bem simples e prazerosas para que possam ser feitas em casa pelos estudantes com seus responsáveis.

Na Educação Infantil, por exemplo, que tal toda sexta-feira as crianças levarem para casa um livro para ler com a família e, depois, fazerem juntos um desenho sobre a história?

6. Planeje a gestão financeira

Para conseguir colocar tudo isso em prática em 2023, você, gestor, precisará estar sempre com o olhar atento e cuidadoso voltado para as demandas das famílias dos alunos.

E a gente sabe que, com a correria da gestão financeira, nem sempre sobra tanto tempo assim para manter esse ponto como uma prioridade no dia a dia, certo?

Mas o isaac, a maior plataforma de serviços financeiros feita para escolas particulares, pode ajudar seu planejamento escolar 2023 ser um verdadeiro sucesso. 

E sabe como? Com o isaac você, gestor, recebe as mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça. Assim, acabam as preocupações com a inadimplência, já que o isaac proporciona para você o valor integral, todo mês.

E, consequentemente, você ganha mais tempo para focar em manter o engajamento das famílias. Não é incrível?

 

isaac indica

Conteúdo que a gente acha que pode gostar:

Estratégias eficientes para o planejamento escolar 2023

4 passos para garantir uma boa saúde financeira para sua escola

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe: