Entenda o que é inteligência artificial e como utilizá-la no cotidiano da gestão escolar para otimizar processos e até obter insights
Os mais diversos tipos de novas tecnologias estão cada vez mais ganhando relevância, inclusive no setor da educação. Os exemplos de inteligência artificial nas escolas têm destaque, tanto pelo uso no ensino como na gestão escolar, com a promessa de facilitar e otimizar o trabalho dos gestores.
Desenvolver textos informativos, facilitar fluxos de trabalhos e propor soluções de problemas são só algumas das possibilidades de uso de inteligência artificial nas escolas.
Além do ChatGPT, umas das ferramentas mais conhecidas de IA, existem outras opções que podem contribuir com a eficiência, produtividade e, até mesmo, a criatividade dos gestores de educação.
Quanto antes começar a explorar as ferramentas, melhor. Afinal, a transformação digital das escolas já começou e é preciso preparar-se para as constantes atualizações. Neste artigo vamos ajudar: preparamos uma lista de ferramentas de inteligência artificial que podem elevar a eficiência na administração escolar.
Antes de seguir para os exemplos de inteligência artificial e como aplicá-los no seu dia a dia, vamos entender o que é inteligência artificial?
Capaz de simular a inteligência humana, inteligência artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que permite que computadores e outros dispositivos aprendam, leiam, escrevam e executem diversas tarefas.
O campo de estudo não é novo, mas ganhou destaque recentemente por conta do lançamento de uma ferramenta da empresa de tecnologia OpenAI.
Combinada com a capacidade humana de elaborar perguntas e dar feedbacks, a inteligência artificial pode ser uma aliada no dia a dia de gestores escolares. Confira!
Com diversos usos e soluções, o uso de ferramentas de inteligência artificial na escola podem facilitar e otimizar seu trabalho de gestão, que passa por questões administrativas, pedagógicas e até de recursos humanos.
Cientes desses desafios, elaboramos uma lista com algumas ferramentas práticas. São exemplos de inteligência artificial que você pode começar a testar ainda hoje.
De maneira geral, é possível utilizar as ferramentas no site nativo da inteligência artificial, como o ChatGPT ou Gemini, ou em plataformas que integraram essa tecnologia, no caso do Prezi e Trello, por exemplo.
Todas as ferramentas sugeridas podem ser utilizadas em português. Algumas só funcionam nas versões pagas, outras oferecem o serviço gratuito ou, pelo menos, um período de teste. No entanto, todas são plataformas fáceis de usar e práticas para o dia a dia na gestão escolar.
1) ChatGPT
Trata-se da ferramenta de inteligência artificial mais popular, principalmente por conta da facilidade do uso e interação dinâmica que ela promove. Criada pela empresa de tecnologia OpenAI, a plataforma oferece um sistema de conversação capaz de gerar respostas às perguntas ou comandos dos usuários, simulando a inteligência humana.
Gerar textos, listas e comunicados, estruturar pautas para reuniões, montar escalas de professores e dar dicas para soluções de problemas. Tudo isso é possível dentre as muitas soluções que o ChatGPT oferece. Padronizar documentos, oferecer novas ideias de dinâmicas pedagógicas e planos de aulas, por exemplo, também são algumas das inúmeras ações possíveis da tecnologia.
Quanto mais detalhadas forem as informações fornecidas ao chat, mais apuradas serão as respostas obtidas. Com limitações de interações possíveis e velocidade, o ChatGPT conta com uma versão gratuita.
Exemplos de comandos:
O serviço de inteligência artificial do Google funciona de forma similar ao concorrente da OpenAI, como um sistema de conversação. Assim como o ChatGPT, o Gemini Google tem funcionamento simples e prático, sem necessidade de conhecimento prévio em IA.
É possível utilizar o Gemini de duas formas: tanto no site próprio da ferramenta, quanto integrado a outros programas da empresa de tecnologia, como Google Slide, Google Docs, Google Sheets e outros.
Por exemplo, você pode pedir ajuda para IA escrever um e-mail dentro do serviço de e-mail do Google, o Gmail, ou ainda solicitar apoio para criação de um relatório de gestão no Docs, o programa processador de texto. Também é possível criar planilhas a partir de instruções fornecidas ao Gemini no Google Sheets.
A integração das plataformas ainda está em desenvolvimento, mas já é possível utilizá-la e obter bons resultados para a gestão escolar. Para utilizar a integração, é necessário pagar o Gemini Advanced e instalar a extensão nas ferramentas.
Exemplos de comandos:
3) Prezi
O site já é conhecido como um criador de apresentações online e conta também com o serviço de IA disponível nos planos pagos. Com comandos simples, a plataforma é capaz de montar apresentações de slides criativas e dinâmicas. Você escolhe se elas serão em forma de texto ou tópicos, detalhadas ou mais enxutas e ainda a estimativa de tempo da sua apresentação.
Depois de criadas, você pode adaptar as apresentações com informações e dados da sua escola, além de trocar as imagens sugeridas ou cores e adicionar quadros. Assim como as outras ferramentas de IA, é interessante fornecer mais detalhes para chegar em resultados mais próximos do esperado, orientando sobre o tópicos-chave, principais fatos, dados ou perguntas e direção de design.
Exemplo de comando:
4) Trello
Outra plataforma que combina recursos com inteligência artificial é o Trello, uma ferramenta visual de gestão de projetos, fluxo de tarefas e monitoramento de trabalho.
Com a versão gratuita de ambas as plataformas, é possível integrar o Trello ao ChatGPT, criando automatização de tarefas. A partir daí, os recursos da inteligência artificial poderão ser utilizados nos quadros do Trello de forma automática.
Se você já utiliza o trello, com a integração das plataformas poderá otimizar o uso da inteligência artificial nas escolas em um local onde já organiza os projetos, o acompanhamento de tarefas e a comunicação dentro da equipe de gestão escolar.
Exemplos de comandos:
5) Copy.ai
A Copy.ai é uma plataforma de texto focada em marketing. Ainda que a tarefa principal de um gestor de escola não seja da área, é sempre útil estar atento às tecnologias que podem ajudar. Afinal, fidelizar estudantes atuais e conquistar novos alunos é de interesse da escola.
O serviço também é semelhante às plataformas Gemini e ChatGPT, mas com foco na criação de conteúdo persuasivo, seja para redes sociais, postagem de blog e outros textos de marketing. Com ela, qualquer pessoa pode escrever textos mais criativos, algo muito vantajoso para instituições educacionais com equipes pequenas de comunicação.
Exemplo de comando:
Como toda tecnologia, o uso de Inteligência Artificial nas escolas demanda uma série de cuidados de toda equipe de educação. Mais do que garantir a veracidade de informações, também é necessário pensar questões éticas e de privacidade de dados. Confira alguns cuidados:
A maior plataforma de gestão financeira escolar do país também pode otimizar a sua rotina da sua escola! Somos o isaac, uma plataforma de soluções financeiras que facilita a gestão da sua instituição de ensino, assim como os exemplos de inteligência artificial citados.
O isaac contribui para simplificar as questões financeiras da sua instituição de ensino, desde a cobrança de mensalidade até a negociação de dívidas das famílias. Com tantas facilidades, o cotidiano dos gestores escolares fica mais fácil e otimizado.
Quer saber mais sobre a plataforma de solução financeira escolar? Clique aqui para entrar em contato com o nosso time e saber mais como o isaac pode ajudar a sua escola!