Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Combater a evasão escolar é uma responsabilidade social e, portanto, de todos nós. Saiba como ajudar os alunos a permanecer dentro das escolas!
A evasão escolar acontece quando o aluno deixa de frequentar a escola durante o ano letivo. Infelizmente esse é um desafio persistente e que afeta o sistema educacional do Brasil inteiro.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de abandono escolar no Ensino Médio, em 2020, foi de 6,8% no país. Partindo de um olhar mais abrangente, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) constatou que cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não frequentam a escola no território nacional.
Vale lembrar que esses dados alarmantes vão além da estatística, se tratando de uma questão social que afeta diretamente a educação e o futuro de inúmeras crianças e jovens no país.
São muitas as causas da evasão escolar no país. De forma geral, elas vão desde violência e insegurança no entorno das dependências escolares ou na própria comunidade em que a criança reside, passando por dificuldades financeiras ou baixa qualidade de ensino.
A falta de uma estrutura adequada – seja familiar, social ou de ensino envolvendo material escolar, professores qualificados e espaço seguro - cria um ambiente hostil em um local que deveria significar acolhimento e, por consequência, leva ao abandono dos estudantes.
Fatores como bullying, dificuldade de aprendizado, distância geográfica entre escola e residência e até mesmo a gravidez na adolescência acabam afastando os jovens do ambiente escolar.
De qualquer forma, os danos causados pela desistência dos alunos em ir à escola e falta de acesso a um bom ensino são devastadores. A evasão escolar é, no fim das contas, um problema social.
A falta de educação limita a vida dos jovens, diminuindo as oportunidades de emprego e perpetuando uma já tão acentuada desigualdade social no país, criando mais um ciclo de pobreza e abrindo portas para realidades difíceis.
Essa questão também acaba resultando em problemas econômicos nacionalmente, devido a redução da capacitação de profissionais e possibilidade de inovações nos mais diversos setores, culminando em impactos diretos ao crescimento da economia.
Esse problema é multifatorial e, exatamente por causa disso, precisa ser enfrentado por diversos atores, incluindo governamentais, sociais, econômicos e privados.
No caso das instituições escolares, a maior responsabilidade é garantir uma educação de qualidade aos estudantes. Bons currículos e professores capacitados podem fazer a diferença no aprendizado e também na motivação dos alunos, pois passam a enxergar propósito no ensino.
A escola também precisa ser um local de acolhimento, pois é o local onde os alunos passam boa parte de sua infância e adolescência. Por isso, é fundamental que se sintam amparados e seguros.
As famílias também são parte fundamental na atuação da escola. Os responsáveis devem se sentir parte da instituição, sabendo tudo o que acontece da “porta para dentro” e enxergar a escola como uma parceira e grande aliada na educação dos seus filhos.
A questão financeira é um dos grandes motivos que impedem a matrícula das crianças e adolescentes na escola. Por isso, é importante que as escolas ofereçam condições especiais de pagamento e analisem as particularidades de cada caso.
Nem sempre uma mensalidade atrasada é sinônimo de um caso grave de inadimplência. Sendo assim, é indispensável que a escola mantenha um canal aberto com as famílias para entender a situação naquele momento.
O isaac, em parceria com a Porto Seguro, criou uma solução pensando em imprevistos. Trata-se de um seguro familiar que garante o pagamento de um determinado número de mensalidades em casos de perda de emprego, acidentes e até falecimento do responsável financeiro.
Soluções como essa são um ato de empatia e além de reforçar a parceria com a família, fideliza devido a confiança em poder contar com a instituição mesmo em momentos difíceis.
A plataforma isaac também oferece outras soluções pensando em facilitar os processos de pagamento. As famílias podem escolher as formas de pagar os boletos e também como preferem receber a cobrança.
Em caso de inadimplência, a empresa também oferece uma equipe especializada para fazer as cobranças – tirando essa função da escola, até para não abalar o relacionamento com as famílias – e ainda garante que a instituição escolar tenha previsibilidade financeira e receba as mensalidades em dia.
A missão mais importante do isaac é garantir que as instituições de ensino tenham tempo de qualidade para promover um ambiente de educação seguro e adequado, enquanto cuidamos de toda a burocracia e garantimos o pagamento das mensalidades em dia - mesmo que o responsável atrase.
Isso permite que a escola foque no desenvolvimento e processo de aprendizagem dos alunos, investindo esforços para o que realmente importa: a Educação.
Conheça aqui as soluções do isaac e saiba como contribuir ainda mais para o futuro dos jovens, os mantendo em sala de aula e combatendo esse problema social tão grave em todo o país.