Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.
Conheça as estratégias mais eficazes no combate à inadimplência escolar e aprenda a implementá-las na prática
Oferecer ensino de qualidade é uma das prioridades de qualquer escola. No entanto, outros detalhes que exigem investimento também são primordiais, como a infraestrutura para suporte e bem-estar aos alunos.
Nesse contexto, entra a gestão financeira, parte fundamental para manter o fluxo de caixa controlado e propor melhorias à instituição de ensino, como mudanças no corpo docente, ajustes no sistema de ensino, entre outros.
E um dos principais motivos que podem causar o descontrole e imprevisibilidade financeira em uma escola é a inadimplência escolar. Nesse cenário, os gestores se encontram em uma situação arriscada, podendo comprometer a educação oferecida aos alunos e dar continuidade ao funcionamento da escola.
Um estudo recente realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), revelou que a inadimplência escolar atinge cerca de 30% das famílias brasileiras com filhos em idade para presença em instituições de ensino.
Os motivos são diversos e se concentram em problemas financeiros das famílias, como perda de emprego, falta de planejamento financeiro e também a priorização no pagamentos dos boletos — deixando os escolares em segundo plano.
Como são muitos os fatores que podem acarretar a inadimplência escolar pelas famílias, as instituições de ensino devem estar preparadas caso esse problema surja.
E uma das ações é estabelecer uma comunicação clara e efetiva com as famílias, levando informações importantes sobre as políticas da escola, prazos de pagamento e consequências em caso de atraso.
Esse trabalho é fundamental antes que a inadimplência aconteça, ou seja, a comunicação deve estar presente desde o início no relacionamento com as famílias para que o problema seja evitado e, caso aconteça, resolvido de forma eficiente e transparente.
Oferecer opções de pagamento flexíveis também é uma opção estratégica, uma vez que a escola entende as necessidades individuais das famílias e oferece diversos meios para pagar a mensalidade. Descontos, parcelamentos, programas para financiamento e até bolsas de estudo podem ser incluídas nesses métodos de pagamento.
As famílias e responsáveis financeiros podem optar pelo seu método de preferência e alguns até evitam a inadimplência escolar, como o débito automático. Quanto mais possibilidades, maior a chance de atrasos ou o não pagamento serem evitados.
Usar ferramentas de gestão financeira para automatizar processos de cobrança e ter uma visão completa em relação às finanças da instituição facilita, e muito, o combate à inadimplência escolar.
Contar com uma solução financeira permite analisar o caso de não pagamento individualmente e oferecer a solução mais adequada àquela família. Além disso, o gestor terá uma visão macro da condição financeira da escola e poderá tomar ações mais assertivas.
O uso da tecnologia também ajuda na otimização do tempo, acompanhamento em tempo real das movimentações financeiras e planejamento futuro.
O isaac é a maior plataforma de soluções financeiras para as escolas. Nossa solução permite que as instituições de ensino recebam as mensalidades escolares em dia — mesmo que as famílias e responsáveis financeiros atrasem.
Trouxemos alguns casos de sucesso para você entender, na prática, como ajudamos inúmeras escolas a reduzir sua inadimplência escolar.
O colégio localizado em Natal, no Rio Grande do Norte, tinha um planejamento financeiro bem estruturado. No entanto, a inadimplência escolar era um desafio constante da instituição de ensino.
Foi com a ajuda do isaac que a Irmã Beatriz Medeiros, diretora financeira da escola, se sente muito mais tranquila. “Agora eu tenho um fluxo de caixa previsível e isso me dá segurança. Eu posso planejar e saber que os planos vão se concretizar. Sem contar que, com a parceria, a inadimplência diminuiu em 30%”.
A mantenedora da rede de escolas Jardins, Venizia Gonzaga, afirma que em Aracaju, no Sergipe, a dor crônica das escolas sempre foi a inadimplência. E foi nesse momento que a solução do isaac surgiu como um verdadeiro remédio!
“A visão do gestor é focar no pedagógico e esquecer o financeiro. Ter um parceiro que pensa nisso é se sentir realizado. Uma das nossas unidades fechou o contrato com o isaac e, 15 dias depois, as demais unidades também queriam implementar a solução pois viram que os gargalos financeiros foram resolvidos.”
Usando os serviços da plataforma, Venizia pôde realocar os profissionais que eram responsáveis pelas finanças para focar no marketing educacional. “Muita coisa mudou para melhor. Hoje eu consigo tirar um dia da semana para cuidar da minha saúde.”
Em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, o diretor administrativo André Ricardo Garcia tinha dúvidas em como as soluções do isaac podiam combater a inadimplência da instituição onde trabalha.
Ele afirma que o crescimento pedagógico do colégio IEMAR não condizia com o crescimento financeiro da instituição e que, na época, era preciso recorrer a empréstimos bancários.
“Nós tínhamos uma meta de alcançar 500 alunos, mas precisávamos oferecer uma infraestrutura para isso. Agora, estamos com mais de 600 alunos. Passamos de 8 para 21 salas de aula, fizemos a substituição das carteiras, colocamos câmeras de vigilância e acesso por cartão magnético, estamos equipando os laboratórios e equipamos a quadra. Tudo dentro de um planejamento que só é possível com a garantia da receita”, diz.
Para André, outro diferencial é o tempo ganho devido com a solução do isaac. “Eu não percebia que gastava tanto tempo com a parte financeira. Hoje eu não tenho mais preocupação com a inadimplência e tenho facilidade de enxergar como está o andamento da escola. Não assusto mais com investimento, porque tenho uma segurança muito grande. Já não consigo me ver mais sem o isaac”.
Receba suas mensalidades escolares em dia e tenha previsibilidade financeira para investir no crescimento da sua instituição de ensino. Conheça as soluções do isaac e foque no que realmente importa: a Educação.