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Finanças

Mitos e verdades sobre as plataformas financeiras escolares

Elas são estratégicas para impulsionar a gestão financeira das escolas e melhorar a experiência dos consumidores – no caso, os responsáveis pelos alunos

Publicado em
09 min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Dom Pedro I morreu! Esta foi a manchete da primeira edição de um novo jornal publicado em Minas Gerais, que circulou em 1º de abril de 1828. O nome do impresso indicava suas intenções: “A Mentira”. O imperador do Brasil morreria apenas em 1834. Mas este é considerado um dos primeiros episódios de fake news  em nome do humor em território nacional, e utilizando o primeiro dia do quarto mês do ano como data de preferência.

Na verdade, a brincadeira surgiu muito antes, na Europa. Foi no século 16: o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário, adequadamente conhecido como gregoriano. Uma parte da população da França se revoltou com a novidade – antes, o réveillon era celebrado entre o final de março e o início do mês seguinte. Desde então, tornou-se comum pregar peças todos os anos, nos dias 1º de abril

A tradição continua, a todo vapor. Mas, nos demais 364 dias do ano, o foco da sociedade está em combater fake news e diferenciar mitos e verdades, em todas as frentes, sobre os mais variados temas. Afinal, informação confiável é um bem valioso. As escolas, aliás, são fundamentais para formar cidadãos bem informados e cientes da importância de trabalhar com base em dados verificados.

No dia a dia das instituições de ensino, informação confiável – e atualizada – para consumo interno também é fundamental. Os gestores, por exemplo, certamente buscam informações sobre as plataformas financeiras escolares, uma solução que ganhou escala nos últimos anos. Elas têm potencial para proporcionar benefícios concretos para uma fonte de dificuldades para as instituições de ensino – afinal de contas, a gestão da taxa de inadimplência e a negociação de pagamentos em atraso pode garantir a resiliência do negócio, mas não faz parte das atividades principais de qualquer instituição do ramo. 

Mas as plataformas valem a pena? Para que, exatamente, elas servem? Quais as vantagens de utilizá-las? Como implementá-las? Existem respostas para estas e muitas outras dúvidas.

Confira agora dez afirmações a respeito desta solução. E saiba quais são verdade – e quais delas só poderiam ser publicadas uma vez por ano, no dia 1º de abril. 

1. Oferecem mais flexibilidade e conveniência

VERDADE

Com o acesso às plataformas de soluções financeiras, as famílias conseguem consultar suas mensalidades a qualquer momento, 24 horas por dia, e realizar o pagamento da maneira que preferirem, seja por boleto bancário, Pix, máquina de cartão ou link de pagamento.

2. Melhoram a experiência do cliente

VERDADE

Todas as dúvidas relacionadas ao departamento financeiro de uma escola podem ser acessadas e solucionadas utilizando a ferramenta. Assim, as famílias fortalecem sua relação de confiança com a instituição de ensino.

3. Aproximam as escolas das famílias

VERDADE

Com o acesso ágil, a qualquer hora do dia, e o aumento da autonomia dos responsáveis financeiros, a comunicação entre escolas e famílias se torna mais transparente e mais próxima.

4. Melhoram o fluxo de caixa das empresas

VERDADE

Quando o acesso a informações financeiras se torna mais ágil, os responsáveis financeiros têm condições de acompanhar o pagamento das mensalidades com maior assertividade. O resultado se traduz em pagamentos mais pontuais.

5. Diminuem a inadimplência

VERDADE 

Reduzir o percentual de famílias que atrasam os pagamentos é crucial para garantir as finanças escolares, mas não só: melhoram a comunicação com os responsáveis financeiros e, no limite, contribuem para evitar a evasão  ao final do ano.

6. Permitem investir em infraestrutura

VERDADE

Para manter os laboratórios atualizados, as salas de aula equipadas com tecnologia de última geração e os ajustes estruturais em dia, o fluxo financeiro saudável é fundamental. Afinal, investimentos demandam planejamento, que se apoia num fluxo de caixa estável.

7. Alteram os acordos entre escola e os alunos

MITO

Ao menos na Plataforma isaac,  respeitamos as normas de cada escola. E seguimos ao pé da letra as regras previamente estabelecidas e acordadas entre as escolas e as famílias dos alunos, sem nenhum risco de alterações inesperadas.

8. Mudam as regras de desconto

MITO

Com o isaac, apenas o departamento financeiro de cada instituição de ensino pode alterar as normas para os pagamentos com descontos e a realização de acordos com clientes, adimplentes e inadimplentes.

9. Mudam a forma de a escola se relacionar com as famílias

MITO

Pelo contrário:  o isaac potencializa a relação da sua escola com as famílias, possibilitando um contato mais próximo e focado na parte pedagógica.

Além disso, nosso time está disponível para analisar caso a caso e oferecer condições especiais de pagamento e parcelamento para as famílias.

10. Não tem impacto direto na burocracia

MITO

O uso das plataformas  reduz a gestão de processos repetitivos que envolvem, por exemplo, a emissão de boletos e o registro dos pagamentos compensados. Assim, a escola pode focar no que faz melhor: educar. 

Conhece o isaac?

A maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, o isaac é um parceiro capaz de proporcionar todo o suporte para melhorar a gestão das instituições que prestam serviços em educação. Assim, sua escola passa a contar com total visibilidade e controle de forma prática e otimizada, com a maior base de gestão financeira escolar do país.

Mais do que isso: o isaac operacionaliza, você controla. A plataforma apoia as escolas na dificuldade em gerir a parte financeira. Mas sem nunca tirar a autonomia, que é tão importante para a gestão escolar

Além disso, quando a cobrança, que gera tanto atrito, deixa de ser uma responsabilidade da equipe da escola, o relacionamento com as famílias tende a melhorar muito, pois passa a ser focado no aprendizado dos alunos. Ou seja, concentre-se em oferecer o melhor ensino e invista na melhor relação com as famílias e deixe a parte burocrática com o isaac.

Em outras palavras, não se trata apenas de um software escolar, mas sim de um parceiro com potencial de mudar completamente a maneira como é feita a gestão financeira das escolas. Do ponto de vista das famílias, elas tendem a participar mais ativamente das demais atividades escolares – consequência da mudança, para melhor, na qualidade do relacionamento com as instituições de ensino a que confiaram suas crianças.  No fim das contas, o envolvimento da família tem grande efeito no desempenho acadêmico dos filhos.

Para mais informações, acesse o site do isaac!

isaac indica

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