Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência.
Para saber mais, consulte a nossa Política de cookies.

Fechar

Está curtindo o conteúdo?

O Boletim isaac entrega semanalmente, na sua caixa de entrada, mais materiais como esse.
Inscreva-se aquiNão quero me inscrever.
Gestão

Educação e empreendedorismo podem caminhar lado a lado

Uma gestão escolar moderna e inovadora é capaz de proporcionar eficiência nos processos internos, com impacto direto para a qualidade do ensino

Publicado em
11/1/2024
05min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Escolas particulares são empresas especiais. Elas oferecem um serviço único, resultado do esforço combinado de profissionais dedicados e comprometidos com a formação das próximas gerações. 

Não se trata apenas de transmitir conteúdos úteis para a vida, mas de desenvolver capacidades e habilidades sociais e emocionais, ao longo de anos decisivos e marcantes para cada um dos jovens que passam pelas salas de aula.

Mas escolas particulares continuam sendo empresas. E este é um aspecto crucial para definir sua resiliência, sua sustentabilidade – e a capacidade de cumprir sua missão junto à sociedade. 

A partir do momento em que se olha para instituições de ensino deste ponto de vista, é possível procurar nos exemplos de empreendedorismo em educação para encontrar lições importantes e atualizadas, que podem tornar a empresa mais eficiente e inovadora. Os ganhos para os aspectos pedagógicos da rotina tendem a ser enormes.

10 aspectos da visão empreendedora em educação

As lições que os empreendedores mais inovadores do mundo têm a dar são valiosas. Elas permitem repensar hábitos e encontrar caminhos transformadores, aplicáveis a cada um dos colaboradores, aos alunos e à comunidade que cerca cada escola.

1. Foco no empreendedorismo educacional

Manter-se atualizado com as rápidas mudanças pelas quais o mundo vem passando é crucial para manter a instituição de ensino conectada com a realidade. Uma forma de monitorar novas tendências em empreendedorismo educacional é investir tempo em reforçar o networking, fazendo cursos na área e participando de eventos e encontros relevantes. Ali se reúnem líderes, das mais variadas áreas de atuação e graus de experiência. A interação com novas pessoas pode levar a novas práticas inovadoras.

2. Gestão financeira e sustentabilidade

Nem todos os aspectos da gestão precisam ser conduzidos pelas equipes de colaboradores da própria empresa. Existem parceiros habilitados para implementar soluções inovadoras em diferentes aspectos da gestão, liberando os times para focar em outras demandas. No caso do controle financeiro, a maior plataforma de soluções financeiras feita para escolas, o isaac, garante às escolas previsibilidade financeira, com mensalidades sempre em dia, todo mês, na data previamente combinada. E ainda contribui para o relacionamento com os inadimplentes e soluções que favorecem o crescimento da instituição de ensino.

3. Inovação pedagógica

A visão empreendedora não contribui apenas com aspectos gerenciais de uma instituição de ensino. Ela também oferece caminhos para inovar na pedagogia. Em um mundo que valoriza um conjunto cada vez mais amplo de habilidades e convida diariamente os alunos a incorporar novas tecnologias a suas rotinas, conhecer o que há de mais relevante no ecossistema da escolas, nacionais e internacionais, abre novas possibilidades para práticas de sala de aula, com ganhos tanto para os professores quanto para os alunos. 

4. Relação escola-comunidade

A escola está profundamente inserida em seu entorno. Suas atividades têm potencial para impactar até mesmo os não alunos. Valorizar a conexão entre diferentes atores sociais, com ações que abram as portas da instituição para o mundo externo, também demanda uma visão empreendedora estratégica. Planejar ações, avaliar resultados, desenhar os próximos passos, são práticas que também se aplicam a ações que reforçam o vínculo com a comunidade.

5. Marketing e posicionamento de marca

Empresas têm marca e reputação. E por isso precisam investir em comunicação, com os públicos interno e externo, incluindo colaboradores, alunos, familiares de alunos e outros públicos que não convivem diariamente com a escola. Também faz parte de uma visão de gestão empreendedora estabelecer estratégias eficazes e coerentes de marketing e comunicação, de forma que as mensagens sejam transmitidas de acordo com cada interlocutor. Os ex-alunos, aliás, são parceiros em potencial, aos quais nem sempre as instituições de ensino dão a devida atenção – e práticas eficientes em posicionamento podem ajudar a alcançar.

6. Adaptação às mudanças no ambiente educacional

O momento global vem sendo marcado por grandes transformações econômicas, sociais e culturais, enquanto o setor educacional brasileiro vem se recuperando da crise sanitária. Quando se incorpora práticas do empreendedorismo para a rotina de uma instituição de ensino, seus gestores e colaboradores tendem a se tornar mais adaptáveis e preparados as novos contextos que se apresentam – e que muitas vezes são trazidos para a sala de aula pelos próprios estudantes, como já acontece com a adoção da Inteligência Artificial generativa

7. Desenvolvimento profissional contínuo

Os líderes, os gestores de diferentes áreas da organização, os próprios docentes: todos os profissionais que atuam em uma escola têm muito a ganhar quando se mantêm em estado de aprendizado contínuo. Assim, eles avançam como pessoas e como colaboradores e levam a escola a alçar novos voos em conjunto. O crescimento de uma instituição de ensino, afinal, é resultado da evolução de todos os envolvidos. Os alunos e suas famílias tendem a reconhecer estas características como valiosas.

8. Foco no aluno como cliente

Os estudantes – e seus familiares – têm demandas que podem muito bem ser atendidas com práticas contemporâneas de atendimento ao consumidor, pensadas para a jornada completa, desde o primeiro contato até cada um dos pontos de contato entre clientes e empresa. No caso da escola, em que o convívio é diário e envolve aspectos cruciais para a formação de indivíduos e cidadãos, estas práticas também podem ser aplicadas, com sucesso, para melhorar o relacionamento com os alunos.

9. Resiliência e pensamento inovador

O foco em inovação é uma demanda constante em qualquer empresa, e com as escolas não é diferente. Nesse sentido, é fundamental manter a mente aberta e o espírito inquieto, assumindo a liberdade de errar e aprender com cada experiência. Contar com parceiros também ajuda. Com a plataforma meu isaac, por exemplo, as instituições de ensino conseguem inovar no relacionamento com os responsáveis financeiros, com informações mais precisas para precificar mensalidades e fazer a gestão de relacionamento para pagamentos, inclusive em casos de inadimplência.

10. Fortalecimento da cultura da escola

Todos os colaboradores, de qualquer uma das áreas da escola, da portaria ao financeiro, fazem parte de um ecossistema amplo de cuidado. Para garantir que todos os aspectos da rotina estejam alinhados entre os times, é fundamental criar uma estratégia de gestão de pessoas coesa, conectada com a missão e as metas de curto, médio e longo prazo. A cultura organizacional é resultado do esforço dos líderes da instituição de ensino: eles dão o exemplo, comunicam suas ações e convidam os demais a aderir.

Conheça o isaac em números

Em outras palavras, a visão empreendedora se constrói com informações atualizadas, networking e trabalho em parceria. E o isaac está bem posicionado para ser uma dessas empresas dispostas a agregar para a rotina e os processos. O resultado se mede em números:

- Mais de 1500 escolas parceiras em todo o país;

- Mais de 400 mil famílias impactadas em todo território nacional;

- R$ 3 bilhões garantidos às escolas em dia;

- 9% aumento do número de alunos matriculados.

Clique aqui para saber mais sobre o isaac.

isaac indica

Conteúdos que a gente acha que você pode gostar:

Relatório Tendências Educacionais de 2024: Indicadores e perspectivas para a Educação

Como deve ser a gestão educacional no mundo contemporâneo?

O que você achou desse conteúdo?
Mensalidades em dia, o ano todo, sem dor de cabeça
Quero o isaac na minha escola
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Você foi cadastrado com sucesso!
Preencha o formulário corretamente.