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Marketing

7 estratégias de marketing para captar e reter alunos

Saiba como melhorar a comunicação com as famílias, atrair novos alunos e manter a satisfação dos atuais, além de fortalecer a imagem da escola

Publicado em
31/5/2023
08min
💡 Dica: se a palavra estiver azul, ela é clicável e te leva ao link com mais detalhes!

Aumento na captação de alunos, comunicação assertiva com o público, melhora no posicionamento da escola frente ao mercado… Essas são algumas vantagens de investir em Marketing Educacional, um conjunto de estratégias digitais para  atração  e retenção dos alunos. 

Para que o marketing nas escolas realmente funcione, é fundamental ter o público-alvo, concorrentes, canais de comunicação ideais e diferenciais da instituição bem definidos. Só assim a escola será capaz de construir um planejamento de marketing educacional sólido, alcançando os resultados esperados.

Mas como alcançar o melhor desempenho, coordenando ações em diferentes canais enquanto mantém os valores da escola presente em todas as iniciativas? Leia o artigo e descubra sete estratégias para construir um  Marketing Educacional efetivo em sua escola. 

👉 Bônus:  as dicas contam com a colaboração de Pablo Doberti, executivo com mais de 25 anos de experiência no setor de Educação, compartilhadas no evento exclusivo Check-In isaac.

1. Engaje a comunidade

Entre colaboradores, parceiros, familiares e até mesmo ex-alunos, as instituições de ensino costumam formar amplas comunidades de grande impacto no entorno. Elas influenciam toda a sociedade onde estão inseridas e, por isso, existe uma demanda natural por engajamento.

Olhar para as comunidades da sua escola te ajudará a traçar estratégias de comunicação mais proativas, incentivando a participação dos envolvidos. Além de aumentar a satisfação, também evita a evasão escolar e atrai novos alunos por meio de indicações.

2. Utilize a tecnologia 

As novas tecnologias estão ao alcance de todos os envolvidos no processo de aprendizagem: professores, colaboradores, gestores, familiares e alunos. São diversas opções disponíveis e inúmeras alternativas para tornar o ensino mais dinâmico para todos. 

Canais como redes sociais, aplicativos, Inteligência Artificial — como o uso do ChatGPT — vêm transformando a forma como o Marketing Educacional é trabalhado e permitem que novas formas de ensino sejam exploradas, tornando as ações mais atrativas para estreitar, ainda mais, a relação com os alunos e comunidade.

3. Produza conteúdo

Há muita informação disponível na internet! Mas quando se trata de Educação, setor crucial para a sociedade, é indispensável buscar por informações atualizadas e verídicas para que os docentes, familiares e alunos possam confiar na instituição e usá-la sempre como fonte de consulta.

Para isso, o Marketing Educacional entra como principal pilar. A produção de conteúdo para blogs, vídeos e demais canais informando novas atividades da escola e insights sobre aprendizagem é uma ótima alternativa para se aproximar ainda mais à comunidade e atrair novos alunos.

4. Exercite um olhar crítico

Olhar para a escola como se fosse a primeira vez é uma atividade saudável e recomendável para os gestores. À medida que novos alunos chegam, novas demandas surgem e a rotina se transforma. 

Por isso, permanecer em contato com a comunidade é tão importante! Receber feedbacks com regularidade vai ajudar você e sua escola a repensar estratégias e demais ações.

A transformação da rotina também tem relação com a tecnologia, uma vez que os canais para contato sofreram fortes mudanças. Por isso, manter o foco na empatia para gerar valor e preservar a identidade da escola também é um diferencial importante quando falamos em resiliência a longo prazo. 

5. Lembre dos ex-alunos

Ex-alunos podem se tornar alunos novamente e certamente não esquecerão as instituições de ensino que passaram. Futuramente, eles entrarão para o mercado de trabalho, possivelmente ter filhos em algum momento e certamente conhecerão colegas e familiares com crianças. Por isso, dedicar atenção a eles é fundamental!

A escola deve construir e manter canais de comunicação dedicados a eles, além de promover encontros e os envolver em novas iniciativas da instituição. Dessa forma, o relacionamento se mantém presente e, claro, o sentimento de pertencimento a um lugar que viveram histórias.

Os ex-alunos também podem ser convidados a compartilhar sua experiência de quando estudaram na instituição. Assim você terá depoimentos para auxiliar na captação de novos alunos!

6. Dê autonomia e delegue atividades

Normalmente, um gestor escolar não consegue se dedicar ativamente a todas as atividades da escola ao mesmo tempo. Isso porque 34% do tempo é consumido pela correria do dia a dia e os outros 39% são gastos em tarefas operacionais.  

Nesse contexto, é fundamental confiar demandas específicas aos colaboradores, de forma que eles possam atuar de forma independente. Enquanto isso, o gestor escolar também ganha tempo para focar em atividades mais estratégicas.

7. Conte com o isaac e tire do papel sua estratégia de marketing!

Sabemos como é desafiador dedicar tempo e esforço para definir estratégias ao público-alvo e delegar tarefas aos colabores da escola. A boa notícia é que as soluções do isaac te dão o suporte necessário para você investir tempo no que realmente importa: a Educação!

O isaac, a maior plataforma de serviços financeiros feita para escolas, garante o recebimento das mensalidades à instituição e disponibiliza aos responsáveis pelos pagamentos acesso a uma plataforma completa e intuitiva. 

Ao proporcionar estabilidade e previsibilidade financeira, o isaac melhora a sua gestão financeira e permite que você tenha tempo para focar na missão de educar, além de propor ações que viabilizem o crescimento da sua instituição de ensino — como a estratégia de Marketing Educacional. 

Vamos começar a revolução em sua escola?   Clique aqui  e conheça as soluções  isaac agora mesmo! 

isaac indica

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